Da Redação
Ao contrário do que pensam muitos homens, o cuidado com a pele não é assunto feminino, faz parte dos cuidados com a saúde de todo ser humano.
Há algumas diferenças entre a pele do homem e da mulher. O homem costuma ter a pele mais oleosa – o que a torna naturalmente mais hidratada. Além disso, o homem passa por um ritmo de envelhecimento mais lento, devido a uma maior quantidade de produção de fibras de colágeno dérmico. No entanto, mesmo com tantos benefícios, o homem também precisar tratar e cuidar da sua pele, afirma o dermatologista Fernando Passos de Freitas.
Etapas essenciais para afastar problemas de ressecamento, acne, manchas e irritação
Limpeza
Para manter a pele com aparência saudável, é necessário a limpeza diária para remover as células mortas, gordura e impurezas. Usar apenas água não é o suficiente, é necessário desengordurá-la com um sabonete específico para o rosto, elaborado com substâncias que não irritem e nem ressequem a pele.
A pele deve ser limpa duas vezes ao dia, pela manhã e à noite. A limpeza também é importante para a melhor penetração do filtro solar e tratamento antienvelhecimento.
Homens com a pele oleosa devem usar produtos que regulem a produção sebácea. Podem ser utilizados: géis, leites ou loções de limpeza sem óleo.
Produtos com excesso de álcool devem ser evitados, pois acabam aumentando a oleosidade da pele.
Os homens com pele normal ou seca devem preferir leites ou loções de limpeza, que ajudam a manter a aparência saudável da pele sem ressecá-la.
Pele lisinha após barbear
Uma das grandes preocupações dos homens é a barba. Fazê-la de forma incorreta pode resultar em irritação, pelos encravados e pele machucada. Para evitar esses probleminhas, utilize cremes pré-barba, que hidratam a pele, amolecem os pelos e previnem as irritações. Para evitar a foliculite (aquelas bolinhas vermelhas, parecidas com espinhas que surgem após fazer a barba), existem duas saídas:
– barbear apenas no sentido em que os pelos crescem;
– sendo o problema mais grave, vale investir na depilação a laser.
Filtro Solar
O filtro solar precisa ser passado em quantidade suficiente para deixar uma camada espessa e protetora. Ele deve ser espalhado em todo o corpo, inclusive orelhas, pés e mãos 30 minutos antes da exposição solar. O filtro deve ser repassado, também em quantidade significativa, 20 a 30 minutos após o inicio da exposição. Depois disso ele será passado novamente a cada duas horas ou após contato com a água ou suor excessivo. Os homens que se expõem de forma intensa por praticar esportes ao ar livre devem usar bloqueadores solares (proteção mais ampla) resistentes à água.
Dicas para prevenir acnes
A acne é um problema comum, levando ao aparecimento de cravos, espinhas e até cicatrizes.
– Evite exposições exageradas ao sol. O sol tem um efeito secativo sobre as espinhas e pode até melhorar ligeiramente o quadro de acne. Porém, quando o sol é exagerado, a acne só piora, pois a pele queimada fica mais grossa e isso facilita o entupimento dos poros.
– Cuidado com a alimentação. Procure ingerir mais frutas, verduras e legumes e faça pouco uso de alimentos cremosos ou gordurosos (frituras, maionese, creme de leite etc).
Cuidados especiais no dia a dia
O cuidado diário com a pele passa pela limpeza, hidratação e fotoproteção. Porém, além desses, há inúmeros ativos antienvelhecimento que podem e devem ser utilizados, tais como: ácidos, antioxindantes e outros cosméticos. Estes produtos devem ser utilizados à noite alternadamente, sendo espalhada com camada fina por todo o rosto. Hoje o homem pode procurar cuidados especiais como: peelings, preenchimento, toxina botulínica, entre outros.
O peeling provoca descamações variadas, renovando a pele. O preenchimento é interessante para suavizar sulcos e rugas profundas. São utilizados preenchedores registrados e compatíveis com a pele.
A toxina é excelente para melhorar e prevenir as rugas de expressão. Todos estes recursos combinados melhoram a aparência da pele masculina.