Perdi o emprego e estou desesperado. O que faço?

“Perdi o emprego e estou desesperado. Estava nesse emprego há 20 anos e a demissão se deu por causa da crise econômica na pandemia. Agora, não vejo saída para o meu caso. Por favor, me responda: qual é o melhor tratamento para ansiedade, angústia, desânimo, desespero, desesperança, desilusão, medo, insônia, baixa autoestima, sentimento de culpa, preocupação com a sobrevivência, desmotivação, fracasso e tristeza? Preciso de ajuda, por favor.”

Resposta: Sua situação é mesmo preocupante. O quadro de sintomas que você relata parece ser mesmo do que a psiquiatria chama de Transtorno Misto de Ansiedade e Depressão.

Continua após publicidade

O que é o Transtorno Misto de Ansiedade e Depressão?

O Transtorno Misto de Ansiedade e Depressão ocorre “quando o sujeito apresenta ao mesmo tempo sintomas ansiosos e sintomas depressivos, sem predominância nítida de um sobre o outro, e sem que a intensidade de um ou de outro seja suficiente para justificar um diagnóstico isolado. Por isso, a detecção e a caracterização desse transtorno pode ser sutil.

Ainda não é possível delimitar qual é, de fato, a causa para esse transtorno. Porém, existem algumas evidências que demonstram certas possibilidades, como questões biológicas, psicológicas e de ambiente.

Os fatores biológicos podem estar relacionados com questões genéticas, bem como problemas com neurotransmissores. Causas psicológicas e ambientais geralmente estão envolvidas. Então, um ambiente estressante, assim como traumas no histórico do paciente, também estão entre as possíveis causas.

Perdi o emprego e estou desesperado. O que faço?

Embora seja reativa a situação que você está vivendo, seria muito bom você procurar uma ajuda profissional qualificada.

Continua após publicidade

Um bom psiquiatra e psicoterapeuta poderá ajudá-lo a superar essas dificuldades e melhorar sua posição até mesmo para procurar um novo emprego.

Exercícios físicos e dieta também podem ajudá-lo, mas insisto que procure uma ajuda profissional.

Atenção!
Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico psiquiatra e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Continua após publicidade

Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor