Os relacionamentos passam por diferentes fases em consequência de uma série de condições da própria relação ou de situações externas e cotidianas. Neles, as pessoas se relacionam de diferentes formas. Uns interagem com segurança e tranquilidade, outros nem tanto, mas ainda assim com boa interação e convivência. Essa peculiaridade tem a ver com a personalidade e história de vida de cada pessoa.
Há aqueles que sentem a necessidade de que o seu par sinta a sua falta e manifeste isso. Entretanto, essa é uma expectativa que pode ser atendida ou não. Isso em decorrência dessa necessidade não ser sentida da mesma forma pelo outro, pelo seu par ter uma dificuldade em se manifestar sentimentalmente ou por qualquer outro motivo impeditivo. E isso pode gerar frustração e conflitos.
Por o quero sempre por perto? Reflita em 5 dicas
1ª- O que pode estar por trás dessa sua necessidade? Afinal, esse sentir falta pode significar a necessidade de ter a presença do outro ou é um sentimento de insegurança pelo fato do outro não estar naquele momento ao seu lado? Você se sente desconfortável ou desconfia do outro? Você gostaria mesmo de ter essa pessoa como parceiro (a)?
2ª- O que a faz desejar que o outro sinta sua falta? Sentir falta pode ser que desvele uma carência sua, aquela sensação da falta e não da plenitude dentro do relacionamento. Seria bom, de fato, que o seu parceiro suprisse essa carência?
3ª- Se essa for uma necessidade somente sua e não do relacionamento, poderá gerar duas consequências negativas na relação: você começar a cobrar isso do seu parceiro e criar expectativas para que essa cobrança seja atendida. E isso pode gerar um viés ruim para o relacionamento.
4ª- Mas, no entanto, faz parte dos relacionamentos, sentir falta do outro, saudade… Avalie de forma realista se não há mesmo nenhuma reciprocidade do seu par nesse sentido. Pois essa reciprocidade pode estar ocorrendo, mas você não consegue percebê-la, porque ela não vem no grau, na intensidade que você esperava… Lembra da sensação da falta que mencionei? Você pode sempre estar querendo mais e mais, achando que o outro nunca está retribuindo o suficiente… Isso pode ser problemático para o relacionamento.
5ª- Se ainda assim achar que esse seja mesmo um aspecto relevante para você, converse com o seu para que tenham um entendimento sobre isso. E, quem sabe… viver muito mais coisas boas…
Lembre-se, que o diálogo tranquilo, sem receio, empático, e sabendo ouvir o outro, é sempre o melhor caminho.