Por que a mente mente

Assim como o liquidificador, o carro e várias máquinas também, a mente humana apresenta diferentes modos e velocidades de funcionamento. Não, não defendo que o humano seja máquina. Se assim fosse, poderia ser manipulado; o aperto de um botão, uma sinalização, certa forma de relato poderiam determinar seu estado de espírito. Portanto, não é disso que falo. Se houvesse esse tipo de coisa, valeria apenas para humanos robôs.

As 3 mentes 

Continua após publicidade

Podemos diagnosticar, grosso modo, três mentes particulares. A mente da sobrevivência, reativa, investiga o perigo em potencial e protege. Sensível à dor, procura escapar das forças que ameaçam destruir ou desorganizar. A segunda mente é expansiva, construtiva, ativa e assume riscos. Incentiva a realização de vontades e possibilidades. Procura o prazer. A terceira é neutra, observa e avalia sem apegos as ações da mente ativa e da reativa.

Cada pensamento é filtrado através da mente que se encontra em diferentes estados de amadurecimento em cada indivíduo. Todas as mentes têm seu papel e importância, porém quando há situações de desequilíbrio podem-se experimentar medos, anseios, fobias e outras situações que a mente negativa propicia, assim como se podem experimentar riscos indesejáveis por conta de uma mente positiva em atividade desordenada. Toda atenção é pouca, pois eventualmente a mente mente.