Por que a mudança começa na mente

Construir o novo não é uma tarefa fácil. Isso exige confiança e a certeza de que a existência nos conduzirá amorosamente, durante a jornada.

Se você tem dificuldades para transmutar os paradigmas e valores que sua mente assimilou, a mudança em sua vida se torna algo impensável.

Continua após publicidade

Sem a disposição mental de aceitar novos caminhos e conceitos, nos mantemos presos àqueles já conhecidos e sua ilusória segurança.

Quando a vida surpreende, e isto inevitavelmente acontece em algum momento, quem cultiva uma mente rígida e inflexível, certamente sofrerá mais e terá mais dificuldades para superar o desafio.

Se, ao contrário, estiver disposto a rever suas certezas e aceitar a mudança como algo valioso, que pode trazer aprendizados inesperados, a travessia será mais suave.

Um permanente aprendizado e reconstrução  

Continua após publicidade

Construir o novo não é uma tarefa fácil. Isso exige confiança e a certeza de que a existência nos conduzirá amorosamente, durante a jornada.

O desconhecido assusta e é natural, pois não somos educados, durante nossa formação, para encará-lo com naturalidade.

Ao contrário, o que a maioria de nós recebe como conselho, é sempre evitar a insegurança, seja em que domínio for.

Continua após publicidade

A vida, entretanto, é essencialmente insegura, e se não formos preparados para aceitar essa realidade e aprender a lidar com ela, as dificuldades serão ampliadas.

É imprescindível, portanto, que estejamos atentos a todos os medos e resistências que habitam nossa mente. Quanto mais cedo formos capazes de substituí-los por uma abertura ao novo, maiores serão as chances de alcançarmos a paz e a harmonia interior que tanto desejamos.

Jornalista de formação, atuou na área durante vinte e cinco anos. Neste período, aprofundou também os estudos de psicologia, astrologia e tarô, e o processo de autoconhecimento através do budismo e dos ensinamentos do mestre indiano Osho. Atua profissionalmente como terapeuta holística há 17 anos.