por Anette Lewin
Resposta: Na vida a dois ambos têm de ceder, e muito!
Talvez, na sua avaliação, você não pensou que seu parceiro deve estar cedendo tambem. Certamente há coisas das quais ele abre mão por você, senão não haveria relacionamento! A mulher, em alguns casos, cede em algumas coisas para obter outras. Não seria esse o seu caso? Pense no que você obtém quando cede. Ninguem cede à toa.
Relacionamento é um jogo que requer muita sensibilidade para que os envolvidos percebam o que estão ganhando e do que estão abrindo mão.
E muita sensibilidade para perceber também os ganhos e perdas do parceiro.
Se essa sensibilidade não for trabalhada, cada um fica com a sensação que está investindo mais que o outro. E a relação fica tensa. Afinal, é muito mais fácil perceber o que damos do que o que recebemos, não é?
Ele não quer casar
Há um tempo atrás, pedi uma resposta dele quanto ao casamento e ele respondeu que não está nos planos dele para os próximos dois anos
Resposta: Pense em seu relacionamento como um todo. Seu namorado diz que não está nos planos dele casar daqui a dois anos mas isso não quer dizer que ele não queira casar. Ao invés de conversar sobre datas, seria mais interessante conversar sobre o que é o casamento para ele, o que falta para ele se sentir preparado, como cada um vai participar da vida em comum, etc. Uma conversa informal, nada de altas reflexões filosóficas com sentido de cobrança. E mais importante do que qualquer conversa, é fazer do convívio a dois algo agradável e envolvente. Quando o convívio é pesado no namoro, o casamento acaba sendo visto como um perigo a ser evitado a qualquer custo.
ATENÇÃO: As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento