Mudar um hábito é difícil para a maioria das pessoas, pois estamos condicionados pela sua energia; saiba como lidar
Você já tomou a decisão de mudar, transformar hábitos negativos, mas se viu repetindo-os várias e várias vezes?
Saiba que isso é absolutamente comum e ocorre à maioria dos seres humanos, pois estamos todos condicionados pela energia do hábito.
Ela nos foi transmitida por muitas gerações de ancestrais e por essa razão continuamos a cultivá-la, ela é muito poderosa.
Apesar de sermos dotados de inteligência que nos permite perceber as consequências de nossas atitudes, quando nos encontramos numa determinada situação, se fizermos ou dissermos aquilo que já sabemos, poderá ser uma ação destrutiva.
Muitas e muitas vezes já ouvimos ou dissemos a frase, “é mais forte do que eu”. Isso é verdadeiro e não constitui uma deficiência exclusivamente nossa.
O primeiro passo para a libertação é, sem dúvida, reconhecer essa energia em nós. Mas ele não é suficiente pois, se não estivermos permanentemente atentos ao que nossa mente nos comunica, abandonar o hábito será difícil.
Somente a atenção plena nos permitirá detectar quais os padrões de pensamentos que direcionam nossas ações e mudá-los conscientemente para um novo modelo. O hábito pode ser útil e até necessário em algumas situações da vida, mas no que tange às reações emocionais é desejável que elas sempre traduzam o que de fato sentimos, não o que nos condicionaram a sentir.