por Jou Eel Jia
A Medicina Tradicional Chinesa costuma trabalhar com quatro ferramentas: acupuntura, fitoterapia, dietoterapia e práticas corporais.
Pelo fato de a acupuntura ser bastante divulgada e também em muitos países do mundo ser especialidade médica, tornou-se sinônimo de Medicina Tradicional Chinesa. No entanto, a fitoterapia, é bastante usada na China e até mais do que a acupuntura.
Brasil a fitoterapia ainda não é tão desenvolvida por falta de estudos científicos no Ocidente.
A prática da dietoterapia, que é a cura através da alimentação, é pouco divulgada por causa da diferença de cultura e costumes: muitos alimentos comumente usados na China, não são afeitos ao paladar ocidental.
A prática corporal já é bastante divulgada hoje, como tai chi, meditação e Lien Ch'i – saiba mais. Na subdivisão dessa técnicas encontra-se o Qi Gong (veja aqui) que exige mais aprimoramento, estudo e difusão aqui no Ocidente.
Atualmente com o auxilio da mídia e também de estudos científicos, a meditação já é bem aceita no Ocidente e muitas vezes atua como coadjuvante no tratamento de doenças. Atualmente grandes hospitais brasileiros já possuem sala de meditação.
Atenção!
Este texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento. Evite a automedicação.