Todo Natal é oportunidade de despertar para algo adormecido. Natal significa renascer, perdoar e amar. Natal é aniversário e todo mundo faz aniversário em algum dia do ano.
Atualmente o Natal é intrinsecamente associado à figura de Jesus Cristo, representante do humano avançado que nasceu entre nós, para lembrar o que naquele tempo já era esquecido: que A FAMÍLIA É HUMANA. Não sei se Noel faz aniversário também, mas sei que o presente é para essa luz que renasce em cada um de nós, nessa época.
O Natal e o amor
Como lembrar isso em uma época que os desejos pessoais se sobrepõem a qualquer possibilidade de olhar para o outro? Como incluir o outro em nossas vidas sem que percamos o rumo? O amor é, dentre todas as possibilidades humanas, a mais inclusiva e menos exclusiva.
Tolstói conta uma bela história sobre isso, em que dois anciãos combinam uma viagem a Jerusalém se separam durante o percurso, pois um deles sempre ia em auxílio de alguém que lhe requisitava ajuda. O outro, absolutamente focado no objetivo, rapidamente conclui a viagem e retorna ao lar. Ao se reencontrarem, o primeiro diz não ter chegado a concluir a viagem, mas também se diz transformado pelas suas experiências. O segundo, desiludido apesar do objetivo alcançado, retorna desgostoso com o passeio.
A saída para viver bem está na realização da simplicidade
Muitas vezes a viagem é o caminho e não a chegada. A agitação do mundo moderno, da idade mídia, nega o caminho em favor da chegada, afastando as pessoas do viver essencial e da realização na simplicidade. Esta dificuldade em perceber armadilhas, às vezes sutis, é o fundamento da insatisfação e inquietude que minam a própria vitalidade e se transformam em doenças.
Todo Natal é oportunidade de despertar para algo adormecido. Não é possível entrar em contato com o outro quando se está adormecido, daí a importância de acordar para si, lembrar de si e então buscar caminhar ao lado do outro. Conscientes, podemos ser mais úteis para o outro e para nós mesmos.
E para você: quanto deste momento é papai Noel e quanto é presépio? A relação presépio x papai Noel guarda a medida justa de sua humana capacidade de renascer, perdoar e amar. Qualidades íntimas ao espírito natalino e inerentes ao ser saudável e consciente.