Os cães necessitam usar produtos cosméticos específicos para eles, pois há inúmeras diferenças, entre a pele e o pelo deles, para a nossa
Vai longe o tempo em que era consenso geral dar banho nos nossos amigos cães com os mesmos produtos usados por nós, humanos, para lavar o cabelo. Basta saber que a pelagem canina tem funções muito mais abrangentes, como termorregulação, proteção física e imunológica, percepção sensorial, camuflagem e até interação social.
Os cães possuem mais folículos pilosos. A epiderme canina é muito mais fina que a humana.
O crescimento dos pelos caninos varia durante o ano, de acordo com cada raça, idade, nível de exposição à luz solar, ambiente onde o animal vive e alimentação.
A sujeira a ser limpa também é muito diferente daquela que é comum nas cabeças humanas. São restos de células da própria pele, componentes orgânicos e inorgânicos secretados pelas glândulas da pele dos cães, partículas depositadas provenientes do ambiente, ingredientes provenientes de outros preparados cosméticos e micro-organismos como ectoparasitas, bactérias e fungos.
O pH da pele dos cães é mais alto que o pH do couro cabeludo humano.
Olhando para todas estas diferenças fica claro que fórmulas para limpar pele e pelo de cachorros deve ser específica para cuidar de superfícies, sujeira, grau de sensibilidade e hábitos de higiene totalmente distintos.
E vale lembrar que o perfume deve ser minimamente dosado, pois nossos amiguinhos peludos são bem mais sensíveis às fragrâncias que nossos narizes humanos.