Posso fazer jump e treinar perna em seguida?

E-mail enviado por uma leitora:  

“Olá boa noite! Por favor, me tire uma dúvida. Se eu fizer jump e em seguida treinar perna no mesmo dia eu ganho mais massa magra ou posso sofrer alguma lesão muscular?”

Continua após publicidade

Resposta: Em geral, a modalidade jump, ou minitrampolim, oferecida em atividades de academia e fitness prioriza: condicionamento cardiovascular, equilíbrio, coordenação motora, propriocepção e resistência muscular de membros inferiores.

Particularmente, não considero saudável estímulos de pular no jump acima de 15 minutos, pois promove uma descendência dos órgãos pélvicos (bexiga, útero, ovários e intestino) com sobrecarga na musculatura do períneo.

Com o passar do tempo, a mulher pode adquirir a incontinência urinária, que se define por “perda involuntária urinária, em qualquer quantidade.” Quem prática essa modalidade, seria adequado realizar exercícios perineais diários.

Quanto à dúvida, dependendo da carga de treinamento, você pode se lesionar sim. Mas, não pelo motivo do “jump”, mas pelas cargas utilizadas (intensidade, séries, repetições, intervalos de repouso, sequência de exercícios, entre outras variáveis). Da mesma forma, o ganho de massa magra, está diretamente relacionado a cargas utilizadas além da correta nutrição.

Continua após publicidade

Bons treinos!

Atenção!

Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de um profissional de Educação Física e não se caracteriza como sendo um atendimento.