por Simone Sarti
"Pratico musculação e aeróbica há uns cinco meses e estou pensando em mudar para Pilates, o que você acha? Ou devo fazer os três?"
Resposta: Para fazer essa mudança, o que você tem que considerar é seu objetivo ou sua prioridade.
Musculação e aeróbica são duas ótimas opções de atividade física, porém trazem resultados físicos e adaptações fisiológicas específicas e diferentes e sua terceira opção, o Pliates, possui também característica diversa das outras duas.
Na musculação você trabalha os diversos grupos musculares com o objetivo de força, resistência, hipertrofia, enrijecimento e até trabalho de base para esportes específicos, fortalecendo determinada articulação que é muito exigida num esporte, como por exemplo, os cotovelos para o Tênis.
Nos aeróbios ou ginástica aeróbia, o foco é na resistência cardiovascular, melhorar “o fôlego” e dar uma acelerada na queima de calorias.
O Pilates é bastante voltado à flexibilidade, postura, respiração e também força muscular.
É possível fazer a combinação dessas atividades, mas é necessário que isso seja bem dividido na semana, para não sobrecarregar seu corpo. Você pode também fazer algumas aulas de Pilates para conhecer melhor a atividade e depois sim, optar por aquela que esteja mais de acordo com suas prioridades e objetivos.
Lembre-se que toda atividade bem orientada, e isso é fundamental, vai garantir mais saúde, melhora na qualidade de vida e resultados estéticos.