Onde consigo ajuda para aprender a aceitar fantasias sexuais?

por Margareth dos Reis

“Não sei lidar com isso. Preciso de ajuda!”

Continua após publicidade

Resposta: Para início de conversa a sexualidade humana envolve fantasias, pensamentos e desejos eróticos que não seguem necessariamente um padrão.

As fantasias sexuais são comuns a todo ser humano a partir da idade que se desperta o interesse sexual e, na imaginação, todos podem ficar livres para fantasiar o que quiser, seja na intimidade com alguém ou na masturbação.  Estamos, assim, nos referindo a estímulos eróticos imaginativos que intensificam a experiência de prazer.

No entanto, o repertório de fantasias sexuais pode ser abalado por julgamentos rígidos de reprovação de quem as experimenta. Diante dessa perspectiva, é bem provável que os sentimentos despertados, sejam negativos e, logo, antagônicos à resposta de excitação sexual.

Recorrer às fantasias sexuais não representa necessariamente algo preocupante, a menos que elas passem a ser confundidas com a realidade ou quando se tenta concretizar uma fantasia incompatível com a realidade. Essas são circunstâncias que requerem avaliação especializada e tratamento. Caso contrário, o reservatório de fantasias sexuais pode ser explorado e apreciado pelas sensações prazerosas que desperta sempre que se utiliza desse potencial para incrementar o próprio prazer.

Continua após publicidade

Além disso, uma fantasia sexual pode ser compartilhada e, muitas vezes, até praticada em um relacionamento quando essa é uma possibilidade viável, consensual e não apresenta conduta destrutiva para nenhuma das partes envolvidas.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicóloga e não se caracteriza como sendo um atendimento.

 

Continua após publicidade