DESTAQUES

Você sabe escolher os cosméticos adequados para o seu pet?

Sonia Corazza 22/08/2017 SAÚDE E BEM-ESTAR
Você sabe escolher os cosméticos adequados para o seu pet?
Fonte: imagem Pixabay
Não se usa um shampoo formulado para seres humanos nesses animais

por Sonia Corazza  

Cães e gatos ganham cada vez mais espaço na vida cotidiana, preenchendo seus proprietários com carinho e amor incondicional.  Mas será que você sabe escolher os cosméticos adequados para cuidar dos seus amigos peludos?

Não é possível usar um shampoo formulado para seres humanos nesses animais, pois muitos ingredientes e concentração dos mesmos, dentro das fórmulas, podem trazer danos à saúde deles.

Veja como pele e pelos dos pets são diferentes da nossa pele, pelos e cabelos:

O pH da pele humana é inferior ao pH da pele de cães e gatos. Os pets possuem maior área superficial de pele, mais folículos pilosos, que diferentemente dos seres humanos, são  compostos de  5 a 20 pelos secundários para cada pelo primário.

Mas as divergências ainda não chegaram ao fim!

A epiderme de cães e gatos é muito mais fina que a humana e o potencial de sensibilização é mais alto. Isso mostra que um shampoo que deixa seus cabelos lindos, pode ser altamente irritante para seu animalzinho de estimação.

As glândulas sebáceas e sudoríparas desses animais domésticos são diferentes e trabalham de outra maneira. Sabe o que isso significa? Que a sujeira é bem distinta da impureza eliminada pela pele e cabelos humanos. E para completar, os animais domésticos são verdadeiras  “cidades” ambulantes de micróbios, principalmente  *bactérias gram negativas.

Com tudo isso, ficou claro que é fundamental escolher produtos específicos para nossos amigos de quatro patas, buscando fórmulas concebidas e produzidas para eles, por empresas idôneas.   

Só assim vamos contribuir para o bem-estar e saúde desses seres tão queridos.

* As bactérias são divididas em duas categorias, gram positivas e gram negativas, segundo o tipo de reação com antibióticos. É um tipo de classificação.




TAGS :

    cosméticos, adequados, pets, shampoos, ph, cães, gatos

Sonia Corazza

É engenheira química especializada em Cosmetologia. Tem 25 anos de experiência como formuladora de cosméticos. Atuou em empresas líderes no setor. É autora do livro Beleza Inteligente (Madras). Mais informações: www.belezainteligente.com.br



ENQUETE

É possível ser você mesmo no ambiente de trabalho?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.