DESTAQUES

Frutas podem substituir cosméticos?

Sonia Corazza 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR

por Sonia Corazza

É um privilégio para nós brasileiros a variedade, frescor e riqueza das frutas do nosso país. Elas são fundamentais para a nutrição do nosso corpo; compostas essencialmente de água, vitaminas, proteínas e sais minerais, principalmente cálcio, ferro e fósforo. Elas são fáceis de digerir, nutritivas e desintoxicantes. Mas será mesmo que elas trazem benefícios cosméticos?

As técnicas modernas de obtenção de ativos possibilitam a extração de princípios biológicos a partir de polpas de frutas, mas é preciso muita cautela, pois simplesmente adicionar sucos ou polpas diretamente sobre a pele ou cabelo pode causar sérios problemas de irritação, alergia ou fotossensibilização. Por outro lado para o formulador de cosméticos é um grande desafio trabalhar com tais ingredientes e conseguir estabilidade do produto e boa performance.

Vou falar um pouco das propriedades cosméticas de cinco frutas, mas lembrem-se de jamais colocá-las diretamente sobre a pele e sim de procurar produtos de empresas sérias onde tais ingredientes estejam presentes.

ABC das frutas cosméticas

Abacaxi

Fruta rica em uma enzima chamada bromelina, contém vitamina C, tiamina, ácido fólico, vitamina B6 e minerais tais como potássio, magnésio, cálcio e manganês. Essa composição faz do abacaxi uma fruta de propriedades adstringentes, nutrientes e amaciantes e é indicada para de limpeza e condicionamento dos cabelos ásperos e rebeldes.

Amora

Concentrada em mucilagens, açúcares, ácidos orgânicos, flavonóides e sais minerais tais como potássio, magnésio, cálcio e manganês, apresentando propriedades protetoras e adstringentes, sendo bem bacana para hidratar, nutrir e equilibrar a pele

Banana

Minha fruta preferida, sempre falo das propriedades fantásticas da banana, cheia de bons açúcares e sais minerais, principalmente cálcio, potássio, fósforo e ferro e vitaminas A, B1, B2 e C. A banana é um ótimo ingrediente para dar brilho aos cabelos e também para dar vitalidade a pele ressecada e flácida.

Papaia

Contém grandes quantidades de sais minerais (cálcio, fósforo, ferro, sódio e potássio) e vitaminas A e C. Além disso, também contém papaína, uma enzima proteolítica importante para amaciar, hidratar, nutrir e remineralizar a pele.

Manga

Quando madura é riquíssima em vitamina A, mas também contém vitaminas do complexo B e vitamina C, além de alguns sais minerais, principalmente ferro e flavonóides antioxidantes. É um belo emoliente e protetor para pele e fio de cabelo, proporcionando luminosidade e maciez para ambos.

Bom apetite!




Sonia Corazza

É engenheira química especializada em Cosmetologia. Tem 25 anos de experiência como formuladora de cosméticos. Atuou em empresas líderes no setor. É autora do livro Beleza Inteligente (Madras). Mais informações: www.belezainteligente.com.br



ENQUETE

Eleição presidencial no Brasil se transformou em plebiscito de Bolsonaro?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.