Qualidade de vida: Juiz de Fora ganha mais uma academia ao ar livre

Da Redação

A especialista em gestão ambiental e colunista do Vya Estelar, Marilena Lavorato  questiona: “Tem lugar mais agradável do que parques com áreas verdes e com academias ao ar livre?”

Continua após publicidade

Segundo ela, são lugares sagrados para caminhar, pensar, refletir, exercitar, conviver e fazer amigos.

Uma cidade com muitos parques proporciona qualidade de vida aos seus moradores. Crianças e idosos são os mais beneficiados. Podem tomar sol, caminhar e socializar.

São investimentos que se pagam. Com isso as pessoas ficam menos doentes e se sentem mais felizes.

Juiz de Fora oferece aos seus habitantes a possibilidade de se fazer atividade física ao ar livre em suas mais de 30 academias montadas pela cidade.

Continua após publicidade

Agora, o município conta com mais uma academia ao ar livre. Essa foi inaugurada na praça do Bairro Santa Cruz, na Rua Dr. Antônio Mourão Guimarães. O dispositivo esportivo (foto), conta com oito equipamentos para realização de exercícios físicos que podem auxiliar a comunidade a ter vida mais saudável, de forma totalmente gratuita.

Dicas

Mas para você que pretende praticar atividade física ao ar livre e sem orientação de um profissional de Educação Física, siga as orientações da professora de educação física Simoni Sarti:      

Continua após publicidade

1ª) Exercitar-se sozinho à noite, ou muito cedo, não é seguro. Fora o celular, você pode achar que está saindo sem nada de valor, mas pode ser vítima de "pessoas" interessadas em levar seu tênis, seu monitor de frequência cardíaca, relógio etc;

2ª)  Se resolver correr pelas ruas da cidade, cuidado ao caminhar em calçadas e terrenos irregulares, pois esses aumentam o risco de lesões, como torções, quedas, tendinites etc; além de oferecer um impacto maior se comparado às esteiras. Portanto, tenha muito cuidado e mantenha as musculaturas envolvidas sempre bem fortalecidas, protegendo assim coluna, quadril, joelhos e tornozelos.

“Mesmo com alguns poucos inconvenientes, que podem ser perfeitamente driblados, é muito gostoso exercitar-se em meio ao verde, ar puro e brisa fresca”, finaliza Simone Sarti.