O que te deixa em flow?

Por Thaís Petroff  
 
Flow é uma palavra em inglês que não é facilmente traduzida em português. Ela tem a ver com fluxo, fluidez, mas vai muito além disso.

Flow é aquilo que se sente quando você está imerso, mergulhado em algo que gosta de fazer. Você perde a noção do tempo e espaço e aquilo por si só te basta. Você pode sentir isso fazendo uma atividade física (veja aqui), lendo, escrevendo, cozinhando, desenhando, conversando com alguém etc.
 
Como usar isso a seu favor?
 
Imagine se você pudesse trabalhar com algo que te levasse a esse estado?

Continua após publicidade

Lembre que trabalho é algo que ocupa grande espaço em nossas vidas e preenche boa parte do nosso tempo. Como você se sentiria se pudesse estar em flow por 2, 3, 5 horas por dia? Como seria isso para você?

Sim! Isso é possível se você utilizar o autoconhecimento para descobrir qual ou quais as coisas que te deixam em flow e transformar isso, além de um hobbie, em seu trabalho.

No final das contas, é o sonho de consumo de qualquer um ser pago por aquilo que faz com gosto.
 
Propósito de vida e missão de vida
 

Propósito de vida todos nós temos o mesmo, que é o de sermos felizes. O que difere as pessoas é como cada um chegará lá. E isso está totalmente ligado ao flow. Você se aproxima cada vez mais da sua missão de vida quando você é você mesmo, espontaneamente no seu dia a dia, em vez de viver tentando agradar os outros. E, qual a maior mostra que você está sendo você mesmo se não a de que faz algo se divertindo? Se o seu processo de trabalho é fluido e gostoso para você?
 
Como colocar isso em prática?
 
Comece a prestar atenção nas coisas que você faz no seu dia a dia e em quais delas você realmente mergulha e pode passar um bom tempo fazendo com gosto. Em quais delas você sente um bem-estar. Se não anda sentindo isso é porque está bastante afastado de si mesmo e do que gosta. Então trate de lembrar quais coisas gostava de fazer antes e colocou de lado, pois isso pode de dar algumas pistas. Vá experimentar. Revisitar o que já foi bom e testar coisas novas. O seu radar deverá ficar atento às suas sensações e emoções. Registre aquilo que traz bem-estar e realização.
 
Quando começar a ter mais clareza comece a verificar como vivenciar mais isso na sua rotina. Talvez primeiramente como um hobbie. Você pode montar um plano de ação de como transformar isso em trabalho. Um coach pode te ajudar com isso, além de um plano de negócio.

Com o tempo você pode focar cada vez mais nessas atividades que te levam ao flow e delegar as outras das quais não gosta tanto para outras pessoas.

Continua após publicidade

Fonte: www.thaispetroff.com.br