Você passa horas na frente do espelho? Cuidado, isso pode ser um transtorno

Da Redação

O Transtorno Dismórfico Corporal – ou disformia – é a preocupação excessiva com a aparência, alterações mínimas ou até mesmos inexistentes.

Continua após publicidade

De acordo com estudos, de 7 a 15% dos pacientes dermatológicos e de cirurgia plástica apresentam a doença. ”É um transtorno psiquiátrico que o paciente tem uma percepção distorcida sobre alguma parte do corpo. Uma preocupação exagerada com falhas imaginadas na aparência”, explica a psicóloga Susi Andrade. Esses pensamentos obsessivos com a imagem interferem nos relacionamentos pessoais e profissionais.
Muitas vezes o diagnóstico da doença é difícil, pois se confunde com vaidade.

Por isso, é importante ficar atento a alguns sinais:

– mudanças de hábito alimentar;

– solamento;

Continua após publicidade

– passar horas em frente ao espelho ou evitá-lo demais;

– frequentemente tocar, medir ou olhar para o detalhe que o incomoda;

– ler e pesquisar repetidamente sobre o defeito,  e tentar escondê-lo, como com roupas, maquiagem ou cirurgias desnecessárias.

Continua após publicidade

Para prevenir, o suporte familiar é essencial, pois é um transtorno que costuma afetar mais adolescentes, jovens adultos e adultos. “Eles precisam trabalhar a autoestima e reconhecer o próprio valor, entendendo que há diversos tipos de corpos”, comenta a psicóloga.

O tratamento é feito com acompanhamento psiquiátrico e psicológico, além de orientação da família.

Transtornos de distorção de imagem corporal mais comuns:

– anorexia, que é quando se evita comer;

– bulimia, em que a pessoa se sente culpada após comer e usa métodos para compensar o que ingeriu;

– vigorexia, mais comum em homens, que é a preocupação em excesso com ganhar músculos.

A disformia é bem presente tanto em homens quanto em mulheres, porém as mulheres procuram mais ajuda profissional. Os homens são resistentes e costumam ter vergonha em assumir a condição. “Identificar a doença requer bastante experiência dos profissionais da saúde”, finaliza a especialista.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico psiquiatra ou psicólogo e não se caracteriza como sendo um atendimento.