DESTAQUES

Dicas para cuidar e manter suas unhas saudáveis

Sonia Corazza 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Respeitar o formato de cada unha é vital

por Sonia Corazza

A primeira atitude para cuidar bem das suas unhas é cuidar de sua saúde como um todo. Alimentação equilibrada é o primeiro passo. Uma dieta equilibrada, rica em proteínas e aminoácidos, como peixes, frutos do mar, vegetais escuros e derivados lácteos abastece o sangue de agentes nutritivos que colaboram para a boa formação e manutenção das unhas.

Limpar e aparar

As escovas de cerdas macias conseguem arrastar as sujidades e impurezas escondidas abaixo da lâmina das unhas, evitando a contaminação com micro-organismos nocivos. É muito saudável manter uma escova no banheiro, dentro do box, para complementar o banho diário. Introduzir essa rotina de cuidados é fácil e rápido e vai contribuir para a saúde e boa apresentação das unhas.

Mergulhar as unhas em sabonete líquido neutro diluído em água morna acelera o processo de higiene e limpeza das unhas. Se o sabonete contiver agentes antimicrobianos, como triclosan ou óleo essencial de Melaleuca alternifolia, melhor ainda!

Respeitar o formato de cada unha é vital, mantendo-as levemente arredondadas nas extremidades para evitar a quebra - esta é a regra básica. O comprimento máximo também não deve exceder 5 milímetros além da parte aderida na pele.Assim se mantém as propriedades mecânicas e se evita a quebra e descamação das unhas.

Para minimizar os riscos de quebra das unhas o ideal é diminuir o atrito mecânico das mesmas e manter o nível de hidratação na queratina. O uso de lixas metálicas e um bom creme contendo óleos vegetais, principalmente de oliva ou manteiga de karité, associados a vitaminas como a mencionada pro vitamina B5 (d-pantenol), é a melhor combinação de atitudes. Para finalizar, escolha um esmalte contendo filtro solar, que evita o amarelamento e problemas causados pela radiação UVAB.

Atitudes simples para o dia a dia

Adote luvas de borracha para as atividades caseiras de lavar louças e usar produtos *domissanitários potencialmente agressivos (como produtos para limpeza doméstica contendo dodecil benzeno sulfonato de sódio); evite o contato com esses agentes perigosos que roubam a umidade natural e desestruturam a cobertura protetora das unhas.

Como avaliar o estado da unha

A cor pode dar sinais importantes sobre o estado geral das suas unhas. Coloração acastanhada, negra ou azulada pode ocorrer por ação de drogas como antibióticos e AZT. Já as linhas brancas transversais (linhas de Mess) podem aparecer em pessoas sob tratamento poliquimioterápico. A coloração avermelhada se deve a químicos como fenolftaleína e azatriopina. Onicóliseo, ou descolamento da unha, é decorrência , por exemplo, do uso de isotretinoina via oral. Linhas de Beau, que são as depressões transversais da lâmina ungueal, são devidas também ao uso de antibióticos como tetraciclina e até isotretinoina.

* Detergentes, alvejantes, amaciante de tecido, ceras, limpa-móveis, limpa-vidros.




Sonia Corazza

É engenheira química especializada em Cosmetologia. Tem 25 anos de experiência como formuladora de cosméticos. Atuou em empresas líderes no setor. É autora do livro Beleza Inteligente (Madras). Mais informações: www.belezainteligente.com.br



ENQUETE

Um post na web traz a seguinte afirmação: muitos homens não procuram a mulher das suas vidas, mas sim a substituição de uma mãe. Você concorda?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.