DESTAQUES

Como lidar com tristeza profunda que vai e vem?

Eduardo Ferreira Santos 15/05/2018 SAÚDE E BEM-ESTAR
Como lidar com tristeza profunda que vai e vem?
Fonte: imagem Pixabay
Sugiro expressamente que seja procurado um médico psiquiatra

Por Eduardo Ferreira Santos

Depoimento de uma leitora:

TEXTO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE



"Sinto-me sem chão, muito triste, não dá vontade de fazer nada, nem sair de casa e nem de ver ninguém. Estou sem ânimo pra nada nessa vida. Sinto isso há muito tempo. Parece que ultimamente está aparecendo mais rápido. A cada seis meses bate uma tristeza profunda. Quando não estou com essa tristeza, vivo muito bem; quando começo a me preocupar com algo, ai esse tristeza profunda chega e não vai embora nunca mais. O que posso fazer em relação a isso?"

Resposta: Esse quadro depressivo que aparece com certa periodicidade (de 6 em 6 meses) pode sim caracterizar o chamado Transtorno Depressivo Maior, variante do Transtorno Bipolar, pois não apresenta o lado da euforia, apenas o da depressão.

Como se sabe hoje em dia, há componentes biológicos e psicológicos envolvidos no desenvolvimento desse quadro que deve, portanto, ser tratado em sua base biológica com medicamentos antidepressivos associados a uma psicoterapia de apoio. Do lado biológico há fatores hereditários (genéticos) responsáveis pela produção de enzimas cerebrais (catecolaminas) que a pessoa teria recebido por herança biológica. Sobre o ponto de vista psicológico, há inúmeros fatos (muitos deles ancorados nos déficits biológicos) que ocorrem no decorrer de seu desenvolvimento, como maus tratos, isolamento, sensação de abandono, traumas do cotidiano.

Sugiro expressamente que seja procurado um médico psiquiatra para que uma avaliação mais detalhada seja feita e seja tomada a conduta medicamentosa mais adequada.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico psiquiatra e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. O psiquiatra e psicólogo Eduardo Ferreira Santos responderá dúvidas e perguntas sobre os relacionamentos de uma maneira geral, sobre autoestima e conflitos emocionais. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



TAGS :

    como, lidar, tristeza, profunda, depressão, psiquiatra

Eduardo Ferreira Santos

Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br



ENQUETE

Paulo Coelho diz que os grandes prazeres da vida são grátis. Você concorda?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.