DESTAQUES

Gosto de correr: qual é o melhor exercício para se aliar à corrida?

Milena Liste 17/05/2018 SAÚDE E BEM-ESTAR
Gosto de correr: qual é o melhor exercício para se aliar à corrida?
Fonte: imagem Pixabay
Será uma questão de tempo para você querer aumentar a distância ou melhorar o pace - tempo em minutos de um quilômetro percorrido

Por Milena Liste   

Depoimento  de uma leitora:

"Pratiquei esportes dos 12 aos 23 anos. Hoje tenho 36 e estou voltando a fazer atividade física. Comecei com caminhadas e agora estou correndo. Qual seria uma série de exercícios ideal pra alguém como eu que tomou "gosto" pela corrida e agora quer levar a sério?"

Resposta: Para você que foi atleta na juventude, sempre falo: “Não existe caderneta de poupança para exercícios e esportes do passado para se usar no futuro.”

Mas quem praticou exercícios físicos e esportes no passado, se adapta mais facilmente; além de apresentar maior aptidão, resiliência, facilidade em aprender e dar continuidade na idade madura à nova modalidade desportiva.

Portanto, será uma questão de tempo para você querer aumentar a distância ou melhorar o pace (tempo em minutos de um quilômetro percorrido), isso eu tenho certeza.

Sendo assim, sua questão é totalmente pertinente. Quem inicia a corrida, “corre” também o risco de adquirir lesões comuns ao esporte, como por exemplo: fascite plantar, canelite, tendinite do tendão do calcâneo, tendinites no joelho, tendinites no quadril, dores lombares, dores em ombro ou pescoço...

Essas afecções (doenças) são totalmente compreensíveis, pois na corrida a ação da gravidade nas articulações pode aumentar até cinco vezes o peso corporal. Imagine uma descarga tripla nos seus joelhos ao correr!

Para isso, o melhor para preparar seu corpo e evitar lesões musculoesqueléticas, é a musculação.

Musculação para membros inferiores, inicialmente com cargas leves com 15 a 20 repetições e gradativamente aumentando a carga para repetições de 12,10 a 8.

Panturrilha, coxa, quadril e lombar devem ser fortalecidos além de ombro.

Se você reparar, seja um corredor de maratona ou um corredor de curtas distâncias (como o Usain Bolt), têm braços fortes. Os braços ou membros superiores são coadjuvantes na biomecânica da corrida. Quanto melhor a mecânica dos braços na corrida, melhor a mecânica dos membros inferiores e tronco.

Músculos abdominais (“core”) e quadrado lombar são a estrutura fundamental do corredor.

Alongamento de membros inferiores  principais: panturrilha, coxa parte anterior, posterior e lateral (região de fora) são imprescindíveis.

Então, basicamente, fortalecer os membros inferiores, músculos do core além de alongamentos são muito importantes.

Boas corridas!

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um profissional de educação física e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A professora de educação física e fisioterapeuta Milena Liste responderá e-mails relacionados à saúde da mulher na área da atividade física, fisioterapia/obstetrícia, ginástica postural, ergonomia e RPG. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail não serão publicados.

ENVIAR PERGUNTA



TAGS :

    musculação, aliada, corrida, previne, lesões

Milena Liste

Educadora física, pós-graduada em Fisiologia do Exercício e fisioterapeuta, pós-graduada em Fisioterapia Desportiva. Desde de 1997, atua como personal trainer há 15 anos na área de ginástica postural e RPG. Desde 2007, na área de uroginecologia trabalha com orientação e conscientização da saúde do homem, da mulher e de atletas quanto a musculatura pélvica e afecções. Supervisiona o curso de Fisioterapia em Obstetrícia e Uroginecolocogia da UNIFESP.



ENQUETE

Qual é o verdadeiro mês das noivas?








VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.