Entenda como funciona o lado negro do seu comportamento

Por Robert Hogan, fundador e chairman da Hogan Assessments   

O lado brilhante da personalidade descreve o comportamento das pessoas quando prestam atenção às regras normais de exposição social, quando controlam seu próprio comportamento quando os outros estão observando e, dessa maneira, tentam criar uma boa impressão.

Continua após publicidade

O lado escuro, por outro lado, descreve o comportamento das pessoas quando não estão prestando atenção e/ou não se importam em criar uma boa impressão; isso acontece quando estão emocionalmente abaladas, estressadas ou doentes, sob influência de substâncias químicas ou quando apenas estão sendo elas próprias.

O lado sombrio costuma aparecer quando as pessoas acreditam que estão lidando com indivíduos que possuem menos status que elas – como subordinados. O lado luz representa a performance máxima enquanto que o lado sombra representa uma performance típica. As pessoas transitam inconscientemente entre esses dois lados da personalidade. Na essência, o lado luz representa o fingimento, enquanto que o lado sombra representa a pessoa real.

Há duas considerações que podemos fazer sobre o lado escuro. Primeiro, não é um desejo psicológico que está escondido e que surge diante de circunstâncias potenciais (como a lua cheia). Pelo contrário, o lado escuro refere-se ao comportamento das pessoas quando não estão prestando atenção. Segundo, a maioria das pessoas desconhece seu próprio comportamento quando elas são elas mesmas. Nesse sentido, portanto, o lado sombra ocorre de maneira inconsciente. No entanto, os segredos do lado escuro estão prontos para serem avaliados pois são traços comportamentais que refletem a reputação de uma pessoa – e sendo assim, outras pessoas podem falar com você sobre o seu lado sombra. O que você faz com a informação depende de você.

Três características da reputação

Continua após publicidade

A combinação dos comportamentos do lado luz e do lado sombra formam a reputação de um indivíduo. Vale a pena notar três características sobre a reputação:

(1) reputações surgem cedo e duram um bom período de tempo;

(2) o melhor indicador de um comportamento futuro é o comportamento passado;

Continua após publicidade

(3) a reputação forma a base de tudo o que acontece na vida de um indivíduo – somos contratados, demitidos e promovidos com base em nossas reputações. Jogadores espertos do jogo da vida cuidam muito bem de suas reputações, enquanto que pessoas que não são tão espertas se descuidam no cuidado e preservação de sua imagem.

Existem boas e más notícias sobre o lado sombra. Podemos pensar nesse lado com base nos 11 padrões de comportamentos derivados do estudo de John Bentz sobre o descarrilamento de carreira – todos esses temas já abordados nesta coluna. Curiosamente, cada um desses padrões contém elementos que contribuem para o surgimento de líderes – a capacidade para crescer na organização. Por exemplo, pessoas caracterizadas como temperamentais agem com paixão e entusiasmo; pessoas reservadas são implacáveis sob pressão; obsequiosos são excelentes cidadãos organizacionais.

Consequentemente, apesar dos comportamentos do lado sombra serem responsáveis por mandar gestores embora da empresa, eles também contribuem para o surgimento desses profissionais. Se você exagerar nos comportamentos do lado sombra provavelmente será mandado embora; por outro lado, em caso de apresentar muito pouco desse lado, sua presença será ignorada. O problema com os comportamentos do lado sombra para líderes, por fim, é que eles destroem a confiança de seus subordinados. Traços do lado sombra ajudam gerentes a crescer na empresa, mas podem acabar com a sua credibilidade.

Fonte: www.revistadorh.com.br