Eu sou hétero, bi ou estou reprimindo uma possível homossexualidade?

Por Margareth dos Reis

Resposta: Mais do que o conteúdo das fantasias eróticas que despertam interesse e excitação sexual a orientação do desejo sexual frequente e contínuo (por pessoas do sexo oposto, do mesmo sexo ou de ambos os sexos) é considerada uma tendência que se mantém ao longo da existência, mesmo quando a prática seja reprimida.  

Continua após publicidade

O que caracteriza a heterossexualidade é o desejo afetivo-sexual apenas por pessoas do sexo oposto e a bissexualidade por pessoas de ambos os sexos. Ou seja, a atração sexual e o envolvimento emocional em uma ou outra direção indicam a orientação sexual de cada um e, comportamentos, preferências e práticas sexuais a confirmam.

As fantasias fazem parte do imaginário e podem envolver diferentes cenários eróticos ao longo da vida. Assim, apesar da sua preocupação com o significado da sua fantasia, muito mais relevante é a atração sexual e o envolvimento emocional que lhe move em direção à pessoa com a qual se relaciona de alguma forma, independente do gênero dessa pessoa. É essa autopercepção que pode lhe oferecer mais sinais sobre a direção do seu desejo e, consequentemente, sobre a sua orientação afetivo-sexual permitindo que você encontre a resposta, que espera receber de fora, em você mesmo.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um psicólogo e não se caracteriza como sendo um atendimento.