Depressão pós-parto: diagnóstico e sintomas

Por Joel Rennó Jr.

O diagnóstico de depressão pós-parto envolve a análise dos mesmos sinais e sintomas da Depressão Maior em outros períodos de vida da mulher:

Continua após publicidade

Tristeza;

Desânimo;

Cansaço;

Fadiga;

Continua após publicidade

Humor deprimido;

Pensamentos negativos (culpa, morte, ruína, menos-valia);

Indiferença ou rejeição à criança;

Continua após publicidade

Anedonia (perda de prazer ou interesse pelas atividades habituais);

Alterações de atenção/concentração;

Alterações do sono e apetite;

Ideação suicida.

Tais sintomas devem estar presentes por pelo menos duas semanas, na maior parte dos dias, com grandes prejuízos sociofuncionais e sofrimento. É imprescindível que a mulher com tais sintomas seja avaliada por um especialista em saúde mental feminina, pois, deverá descartar doenças com sintomas parecidos, como hipotireoidismo, entre outras.

Há diferentes subtipos de depressão. O psiquiatra, considerando o histórico da paciente, as mudanças hormonais e psicossociais bem como a nova rotina dessa mulher, agora mãe, saberá diagnosticar se de fato é uma depressão e prescreverá o melhor tratamento, levando em conta, inclusive, a amamentação.

Percebendo que algo não está bem, a mulher deve procurar ajuda especializada. Nem sempre o obstetra consegue identificar quando a paciente está ou não com depressão. O melhor a fazer é buscar orientação de um psiquiatra, que estará apto para identificar a doença.

Depressão pós-parto – clique aqui