DESTAQUES

Depressão pós-parto: diagnóstico e sintomas

Joel Rennó Jr. 14/06/2018 SAÚDE E BEM-ESTAR
Depressão pós-parto: diagnóstico e sintomas
Fonte: Google Imagens
É imprescindível que a mulher com tais sintomas seja avaliada por um especialista em saúde mental feminina

Por Joel Rennó Jr.

O diagnóstico de depressão pós-parto envolve a análise dos mesmos sinais e sintomas da Depressão Maior em outros períodos de vida da mulher:

Tristeza;

Desânimo;

Cansaço;

Fadiga;

Humor deprimido;

Pensamentos negativos (culpa, morte, ruína, menos-valia);

Indiferença ou rejeição à criança;

Anedonia (perda de prazer ou interesse pelas atividades habituais);

Alterações de atenção/concentração;

Alterações do sono e apetite;

Ideação suicida.

Tais sintomas devem estar presentes por pelo menos duas semanas, na maior parte dos dias, com grandes prejuízos sociofuncionais e sofrimento. É imprescindível que a mulher com tais sintomas seja avaliada por um especialista em saúde mental feminina, pois, deverá descartar doenças com sintomas parecidos, como hipotireoidismo, entre outras.

Há diferentes subtipos de depressão. O psiquiatra, considerando o histórico da paciente, as mudanças hormonais e psicossociais bem como a nova rotina dessa mulher, agora mãe, saberá diagnosticar se de fato é uma depressão e prescreverá o melhor tratamento, levando em conta, inclusive, a amamentação.

Percebendo que algo não está bem, a mulher deve procurar ajuda especializada. Nem sempre o obstetra consegue identificar quando a paciente está ou não com depressão. O melhor a fazer é buscar orientação de um psiquiatra, que estará apto para identificar a doença.


Depressão pós-parto - clique aqui




TAGS :

    depressão, pós-parto, psiquiatria, saúde, mental

Joel Rennó Jr.

Dr. Joel Rennó Jr. MD, Ph.D. Professor do Departamento de Psiquiatria da FMUSP. Diretor do Programa de Saúde Mental da Mulher - Instituto de Psiquiatria da USP. Médico do Corpo Clínico do Hospital Israelita Albert Einstein- São Paulo. Coordenador da Comissão de Estudos e Pesquisa de Saúde Mental da Mulher da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). www.psiquiatriadamulher.com.br



ENQUETE

A morte trágica da bancária Lilian Jamberci, vítima do "Dr. Bum Bum", trará à luz uma reflexão sobre o vício da vaidade?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.