DESTAQUES

Pessoas bem-sucedidas prestam atenção às suas emoções

Roberto Santos 28/06/2018 COMPORTAMENTO
Pessoas bem-sucedidas prestam atenção às suas emoções
Fonte: imagem Pixabay
Maioria das pessoas não são boas em controlar ou mesmo em reconhecer suas emoções; saiba como decidir sem hesitar

Por Roberto Santos  

Há um velho ditado que diz: “Não tome decisões permanentes baseadas em emoções temporárias”, e isso soa muito verdadeiro. As pessoas de sucesso reconhecem e compreendem suas emoções (incluindo sua intensidade e impacto sobre o comportamento), de modo que elas são capazes de olhar para as decisões da forma mais objetiva e racional possível.

Infelizmente, a maioria das pessoas não são boas em controlar ou mesmo em reconhecer suas emoções. A consultoria TalentSmart testou mais de 1 milhão de pessoas e descobriu que apenas 36% são capazes de identificar com precisão as emoções na medida em que acontecem. Tomadores de decisões eficazes, por outro lado, sabem que o mau humor pode torná-los confusos ou dispersar sua capacidade de julgamento tão facilmente quanto o bom humor pode torná-los excessivamente confiantes e impulsivos.

Pessoas bem-sucedidas avaliam suas opções objetivamente

Quando realmente estão envolvidas em uma decisão, as pessoas bem-sucedidas pesam as opções contra um conjunto predeterminado de critérios, porque sabem que isso faz com que a tomada de decisão seja mais fácil e eficaz. Alguns critérios que podem ser considerados são:

Como essa decisão vai me beneficiar?

Como isso pode me afetar?

Será que a decisão reflete meus valores?

Será que eu vou lamentar por ter tomado essa decisão?

Será que eu vou me arrepender de não tomar essa decisão?

As pessoas de sucesso sabem da importância de reunir o máximo de informações possível, mas ao mesmo tempo, elas garantem que não irão se tornar vítimas da paralisia por análise. Em vez de esperar o alinhamento lunar, as pessoas bem-sucedidas sabem que precisam ter um calendário objetivo a seguir. Uma vez que tenham definido o calendário, elas são motivadas a fazer o seu dever de casa a fim de cumprir o prazo.

Como pessoas de sucesso tomam decisões inteligentes - clique aqui

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. Roberto Santos responderá sobre gestão da carreira, conflitos no trabalho e empreendedorismo. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



TAGS :

    como, decidir, segurança, sem, hesitar, emoções

Roberto Santos

Profissional de Recursos Humanos, com mais de 40 anos de atuação no mercado, Roberto teve diversas posições como profissional e executivo de RH em multinacionais de grande porte. É sócio-diretor da Ateliê RH, consultoria com mais de 14 anos de atuação no mercado, e distribuidor Hogan no Brasil. Mais informações: www.atelie-rh.com.br



ENQUETE

Eleição presidencial no Brasil se transformou em plebiscito de Bolsonaro?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.