Pessoas bem-sucedidas prestam atenção às suas emoções

Por Roberto Santos  

Há um velho ditado que diz: “Não tome decisões permanentes baseadas em emoções temporárias”, e isso soa muito verdadeiro. As pessoas de sucesso reconhecem e compreendem suas emoções (incluindo sua intensidade e impacto sobre o comportamento), de modo que elas são capazes de olhar para as decisões da forma mais objetiva e racional possível.

Continua após publicidade

Infelizmente, a maioria das pessoas não são boas em controlar ou mesmo em reconhecer suas emoções. A consultoria TalentSmart testou mais de 1 milhão de pessoas e descobriu que apenas 36% são capazes de identificar com precisão as emoções na medida em que acontecem. Tomadores de decisões eficazes, por outro lado, sabem que o mau humor pode torná-los confusos ou dispersar sua capacidade de julgamento tão facilmente quanto o bom humor pode torná-los excessivamente confiantes e impulsivos.

Pessoas bem-sucedidas avaliam suas opções objetivamente

Quando realmente estão envolvidas em uma decisão, as pessoas bem-sucedidas pesam as opções contra um conjunto predeterminado de critérios, porque sabem que isso faz com que a tomada de decisão seja mais fácil e eficaz. Alguns critérios que podem ser considerados são:

Como essa decisão vai me beneficiar?

Continua após publicidade

Como isso pode me afetar?

Será que a decisão reflete meus valores?

Será que eu vou lamentar por ter tomado essa decisão?

Continua após publicidade

Será que eu vou me arrepender de não tomar essa decisão?

As pessoas de sucesso sabem da importância de reunir o máximo de informações possível, mas ao mesmo tempo, elas garantem que não irão se tornar vítimas da paralisia por análise. Em vez de esperar o alinhamento lunar, as pessoas bem-sucedidas sabem que precisam ter um calendário objetivo a seguir. Uma vez que tenham definido o calendário, elas são motivadas a fazer o seu dever de casa a fim de cumprir o prazo.

Como pessoas de sucesso tomam decisões inteligentes – clique aqui