Conheça as duas verdadeiras fontes da autoconfiança

 Da Redação

Como podemos evitar que sejamos completamente dominados por nossos medos?

Continua após publicidade

A saída é aumentar a confiança em nós mesmos. Podemos superar a ansiedade quando cultivamos a confiança de saber que conseguiremos vencer os desafios que enfrentamos.

Existem duas fontes de autoconfiança: a primeira é você perceber que será capaz de resolver quaisquer problemas futuros pelo simples fato de já ter superado diferentes problemas em sua vida. Ao refletir sobre o seu passado, procure se lembrar de cada dificuldade que você conseguiu superar até aqui. Se em uma ou mais ocasiões já achou um jeito de superar os desafios, com certeza conseguirá encontrar novas saídas, sejam quais forem as circunstâncias que o futuro possa apresentar.

O que permite criar essa autoconfiança é o acúmulo de pequenas vitórias e sucessos. Eles podem ajudar a reduzir a ansiedade frente aos problemas do momento. A cada avanço, procure reconhecer e valorizar o progresso obtido. A soma de sucessos cria uma espécie de couraça contra a ansiedade. Apoie-se nas próprias capacidades, acredite em seu estado mental, busque o apoio dos amigos e de pessoas à sua volta.

 A segunda fonte de autoconfiança é adquirir consciência da existência de nossa natureza divina – uma firme convicção de que somos filhos de Deus ou filhos de Buda. E é por meio da prática da meditação que conseguimos concentrar a mente de uma maneira que nos permite experimentar diretamente a verdade de nossa existência espiritual.

Continua após publicidade

A meditação ajudará a desenvolver uma mente inabalável e a superar quaisquer ansiedades acerca do futuro.

Aprenda a meditar; é bem mais fácil do que você imagina – clique aqui  
 

Fonte: Reflexão extraída de “O Milagre da Meditação”, do autor e líder espiritual japonês Ryuho Okawa

Continua após publicidade