Traição mútua: como superar?

Por Anette Lewin    

E-mail enviado por uma leitora:

Continua após publicidade

"Traí meu 'namorido' no inicio do namoro. Ele perdoou e há 4 meses descobri a traição dele. Hoje estamos juntos, mas percebo uma inconstância no comportamento dele – menos carinhoso. Não falamos sobre o assunto e estamos tentando recomeçar. Como devo lidar com o seu comportamento?"

Resposta: Você está percebendo uma mudança no comportamento de seu "namorido" e tem a sensação de que a retomada do relacionamento de vocês não está sendo bem-sucedida porque as coisas não são como antes. Será? E se as traições não tivessem acontecido, será que agora o namoro ainda estaria com cara de começo de relação? Será que aquela "boa vontade " de início de namoro ainda estaria pairando sobre o casal? Provavelmente com ou sem traição as coisas agora estariam diferentes…

Todo casal, depois de algum tempo de convívio, tende a se "decepcionar" com o parceiro. Isso porque a verdadeira pessoa que está por trás da máscara do apaixonado acaba aparecendo e revelando suas vontades e seus pensamentos que nem sempre são o que seu parceiro(a) imaginava que fossem. Acompanhando essas decepções, aparecem mudanças de comportamento: a pessoa fica mais arredia, mais defensiva, entrega-se menos às propostas afetivas, enfim, comporta-se como qualquer pessoa que se decepcionou com alguma coisa.

Se vocês continuam juntos mesmo após traição de ambas as partes, provavelmente ainda resta alguma coisa a ser compartilhada nessa relação. Mesmo que ele esteja menos carinhoso, está com você.

Continua após publicidade

Vocês estão fazendo uma nova tentativa de convívio e, provavelmente, o silêncio que neste momento impera, tende a ser substituído por novas experiências em comum que gerarão opiniões, comentários, novas sensações, novos olhares de cumplicidade e, consequentemente, novos momentos de carinho.

É preciso ter paciência. Começar é fácil. Recomeçar, nem tanto. Recomeçar pressupõe construir algo novo em uma base antiga, já com remendos. Todo cuidado é pouco. As marcas estarão ali para quem quiser ver. Mas novas camadas poderão cobrí-las aos poucos deixando-as menos evidentes. Por outro lado, uma relação que já superou traumas, adquiriu mais força para sobreviver a desafios.

Tente entender por que você traiu. Sem apontar culpados ou inocentes, apenas deixando claro para você mesma o que ganhou e o que perdeu com a traição. Tente avaliar o que você espera desse relacionamento e o que ele realmente pode proporcionar a você. A consciência é o melhor ponto de partida para qualquer recomeço. Depois disso, deixe que o convívio determine se a relação de vocês ainda é viável. Embora mágoas sejam superáveis, cada um tem um jeito pessoal de lidar com elas. Assim o sucesso da retomada da relação de vocês vai depender, entre outras coisas, da capacidade interna de cada um de esquecer, perdoar e reconstruí-la. Se um não conseguir, ficará difícil para o outro. O momento agora é de tentar. Amanhã é outro dia.
 

Continua após publicidade

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um psicólogo e não se caracteriza como sendo um atendimento.