De A a Z: o significado do que sentimos ao amar: mágoa

Sentimento – verbete – explicado a partir do e-mail enviado por esta leitora:  

“Meu marido diz que ama a mim e ao nosso filho que tem 7 meses, mas que se arrepende de ter casado e gostaria de estar solteiro. Isso me machucou, me magoou.”

Continua após publicidade

Por Anette Lewin

A mágoa é um sentimento gerado por uma decepção, uma frustração. É um sentimento introspectivo e pode, às vezes, durar muito tempo.

Você diz que seu marido a magoou quando disse que apesar de amar você preferiria estar solteiro. É verdade, esse tipo de coisa não se diz. Faltou sensibilidade a ele ao se expressar desse modo. Mas vamos tentar entender o que está por trás do que ele disse.

Na verdade, todos nós temos sentimentos ambíguos com relação à pessoa amada. Não estamos acostumados a falar nem ouvir frases como a que seu marido disse. Em geral, quando expressamos nossos sentimentos tendemos a separá-los cartesianamente: ou amamos ou não. Seu marido falou de uma ambiguidade de sentimentos em relação a você que não precisa, necessariamente ser entendida como uma grande ofensa. Ele a ama e está com você. Mas passa pela cabeça dele estar solteiro. É claro que ele foi um tanto quanto rude ao expressar o que sente. Mas não me parece que valha a pena cultivar uma mágoa por uma frase dita apenas sem cuidado.

Continua após publicidade

Não podemos esquecer que existe uma diferença na forma como homens e mulheres expressam seus sentimentos. Mulheres, desde pequenas, podem chorar, gritar, ter raiva… enfim, podem estabelecer uma certa cumplicidade com o que sentem. Homens, ainda hoje, são mais treinados para ignorar sentimentos e manter a racionalidade. Assim, mulheres acabam desenvolvendo mais sensibilidade para falar de seus sentimentos.

Homens, às vezes, querem apenas falar a verdade sobre o que sentem e acabam magoando suas parceiras, como aconteceu com você.

Assim, avalie se vale a pena cultivar uma grande mágoa por algo que foi expresso em palavras, mas não se concretiza na ação. Seu marido está com você, diz que ama você e conversa com você sobre os sentimentos dele. Essa é a realidade. Alimentar mágoas muitas vezes acaba sufocando o relacionamento amoroso.

Continua após publicidade

Ao invés de focar no presente e vivê-lo intensamente, a pessoa joga as dores do passado no que está vivendo e acaba por contaminar negativamente situações que poderiam ser gratificantes.

Certamente não é conveniente fazer de conta que a magoa não existe. Converse com seu marido, diga a ele o que sentiu, mas evite ficar voltando ao tema o tempo todo. Caso contrário, você estará propiciando ao casal momentos de peso que podem fazer com que ele realmente queira se afastar de você. Tente fazer com que o amor que ele diz sentir por você se perpetue através de bons momentos de cumplicidade e realizações. É isso que vai fazer com que ele se sinta bem estando casado e apague a fantasia que estar solteiro seria o paraíso.
 

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de psicólogo e não se caracteriza como sendo um atendimento.