Autorresponsabilidade: a saída para não se vitimizar e ter mais controle sobre a vida

Por Thaís Petroff

Você já parou para pensar que a grande parte das coisas que você tem hoje na sua vida foram e são resultado de decisões e escolhas que você fez e faz no seu dia a dia? Coisas boas e coisas ruins.

Continua após publicidade

A questão é que muitas vezes nos queixamos e nos vitimizamos diante das coisas “ruins” em vez de pararmos para compreender o que nos fez chegar até esse “lugar” e o que temos para aprender com esse evento. Precisamos mudar as perguntas que nos fazemos, trocar o:

– Por que isso sempre acontece comigo?
– O que eu fiz de errado?
– Por que comigo e não com fulano(a)?

Por:

– O que essa situação está me proporcionando ou pode me proporcionar de aprendizado?
– Estou repetindo algum padrão?
– A que estou resistindo? (em enxergar, mudar e aprender)
– Que dores ou dificuldades minhas estão sendo desafiadas?
– O que preciso fazer nesse momento para aprender e superar?

Continua após publicidade

Isso, se chama autorresponsabilidade. Nos responsabilizarmos pelas situações em nossas vidas sem culpabilizar os outros (eles têm a dose deles de responsabilidade, mas nosso foco precisa ser em nós aprendermos e sermos felizes. Se não nos responsabilizamos pela nossa vida, isso quer dizer que estamos passando ao outro a responsabilidade de sermos felizes ou infelizes. Pesado não?! E é isso realmente que você quer?

Então refletia. Toda ação, tem uma reação e por isso que sempre digo que somos livres para escolher, mas escravos das consequências.

Desse modo, se você não gosta de algumas coisas em sua vida (relações, trabalho etc) você já avaliou como você chegou a esse lugar? E o que está fazendo hoje para permanecer nesse mesmo lugar que você não gosta e que te faz mal? Ao que você está resistindo?

Continua após publicidade

Quando passamos a perceber que tudo que acontece tem a ver com uma construção e com coisas que precisamos aprender e, não é ao acaso, nos empoderamos,  pois desse modo passamos a ter mais controle sobre os eventos e sobre nós mesmos.

Compreendendo o que temos para aprender com isso que está nos acontecendo, bem como quando percebemos que escolhas fizemos e o que estava acontecendo dentro de nós que nos fez ter escolhas e comportamentos que nos trouxeram até aqui; podemos então, conscientemente e com mais entendimento, tomar melhores decisões para nós mesmos.

Reflita sobre isso e guie sua vida para onde te faz bem.

Fonte: www.thaispetroff.com.br