DESTAQUES

Setembro amarelo: atenção e intervenção

Redação Vya Estelar 13/09/2018 NOTÍCIAS
Setembro amarelo: atenção e intervenção
Fonte: Google Imagens
É importante estar atento aos discursos nas redes sociais ou fora delas para identificar os casos de adoecimento

Da Redação

Para a psicóloga da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae), Camila Menezes, a digitalização da vida social afeta as relações interpessoais na medida em que ela passa a substituir o contato presencial. “Tudo é uma questão de equilíbrio, as tecnologias são importantes em nossa vida, entretanto, quando passam a substituir fatores essenciais para nossa sobrevivência como a interação e o contato humano, podem ser prejudiciais. Sem contar que, a vida social tecnológica dá a falsa impressão de que tudo é fácil e que todo mundo é feliz, desconsiderando as adversidades da vida humana e que podemos superá-las.”

Camila afirma que é importante estar atento aos discursos nas redes sociais ou fora delas para identificar os casos de adoecimento. “Convém desmistificarmos a famosa frase ‘quem muito fala, não faz, apenas quer chamar atenção’. Toda comunicação em relação ao suicídio deve ser levada a sério. Se a pessoa fala é porque realmente está pensando nisso, não devemos subestimá-la e sim ajudá-la. Primeiramente, ouvindo sem julgamentos e depois encaminhando a um dispositivo de saúde mental para que possa receber auxílio psiquiátrico e psicológico.

As redes sociais podem indicar casos de adoecimento psíquico? - clique aqui


Fonte: Universidade Federal de Juiz de Fora  - UFJF 




TAGS :

    setembro, amarelo, suicídio, redes, sociais, facebook

Redação Vya Estelar

Ângelo Medina é editor-chefe do portal Vya Estelar. É jornalista e ghost writer. Com 30 anos de experiência, iniciou sua carreira na cobertura das eleições à Prefeitura de São Paulo em 1988 (Jornal da Cultura). Trabalhou no Caderno 2 - O Estado de São Paulo, Revista Quatro Rodas (Abril). Colaborou em diversas publicações e foi assessor de imprensa no setor público e privado. Concebeu o site Vya Estelar em 1999. É formado em Comunicação Social pela UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora.



ENQUETE

Eleição presidencial no Brasil se transformou em plebiscito de Bolsonaro?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.