DESTAQUES

Emoções no cotidiano

Redação Vya Estelar 14/09/2018 AUTOCONHECIMENTO
Emoções no cotidiano
Fonte: imagem Pixabay
4 dicas para reconhecer as suas instantaneamente e poder lidar com elas de modo positivo

Por Bia Nóbrega

Um estudo de mais de 20 anos, mas recentemente publicado, da psicóloga e professora da Escola de Medicina de Harvard, Susan David, levantou questões sobre a forma como lidamos com nossas emoções e como elas refletem em nosso desenvolvimento enquanto indivíduos e também enquanto coletivo.

Nossa estrada nunca é uma linha reta e por vezes compreender nossos sentimentos é um trabalho confuso e difícil, mas com a prática, pode se tornar algo muito produtivo. Somos físico e emocional, portanto, é preciso que haja um equilíbrio.

Levando em conta não só essa pesquisa, mas também meu tempo de estudo e trabalho com coaching, veja os quatros passos mais importantes para adquirir agilidade emocional:

1. Reconhecer a emoção: qual é a emoção primária (alegria, raiva, medo, nojo, tristeza ou surpresa) que surgiu? O que aconteceu antes (a causa)? Quais serão as consequências se a emoção negativa permanecer?

2. Nomear a emoção e eventuais pensamentos atrelados a ela com a seguinte fórmula mental e, portanto, silenciosa: "Eu estou sentindo ... e/ou Eu estou pensando...". Este rápido exercício permite perceber que você não é sua emoção e é você que está no comando.

3. Experienciar a emoção e o pensamento – literalmente respire, conte até dez (para desarmar a amígdala cerebral e assim não agir impulsivamente), vivenciando por este pouco tempo este importante processo de transformação emocional.

4. Agir de acordo com os nossos valores - esteja alerta e não desvirtue do que é realmente importante para você.

É a maneira como lidamos com nossos pensamentos, sentimentos e com o mundo que determina nossa felicidade e autorrealização. Cuide de si e teste a técnica que não levará nem 40 segundos e... Seja a melhor pessoa que você pode ser.

Fonte: Bia Nóbrega é coach e atua há mais de 20 anos na área de Recursos Humanos, é graduada em Psicologia pela USP e pós-graduada em Administração de Empresas pela FGV-SP.




TAGS :

    inteligência, emocional, pensamentos

Redação Vya Estelar

Ângelo Medina é editor-chefe do portal Vya Estelar. É jornalista e ghost writer. Com 30 anos de experiência, iniciou sua carreira na cobertura das eleições à Prefeitura de São Paulo em 1988 (Jornal da Cultura). Trabalhou no Caderno 2 - O Estado de São Paulo, Revista Quatro Rodas (Abril). Colaborou em diversas publicações e foi assessor de imprensa no setor público e privado. Concebeu o site Vya Estelar em 1999. É formado em Comunicação Social pela UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora.



ENQUETE

Quem não tem cão caça com o “ex”, que está receptivo. Você concorda?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.