DESTAQUES

Qual a frequência de sessões de fisioterapia necessárias para a manutenção da musculatura?

Milena Imaizumi 09/10/2018 SAÚDE E BEM-ESTAR
Qual a frequência de sessões de fisioterapia necessárias para a manutenção da musculatura?
Fonte: imagem Pixabay
É importante o trabalho interdisciplinar entre educador físico, fisioterapeuta e ortopedista na reabilitação do paciente

E-mail enviado por uma leitora:

“Haja vista que tenho uma perda muscular muito rápida, a manutenção é necessária devido ao tratamento da condropatia patelar”

Por Milena Imaizumi

Resposta: A fisioterapia tem por objetivo reabilitar o paciente.

No caso da fisioterapia em distúrbios musculoesqueléticos, o fisioterapeuta irá trabalhar o objetivo de maneira preventiva, curativa, condicionamento e manutenção.

Como você mencionou. Considero a parte de condicionamento físico, mais direcionada ao profissional de educação física trabalhando em equipe com o fisioterapeuta. Nesta fase de manutenção, para manter a resistência muscular localizada, ou força ou potência muscular, podem ser realizadas de 2 a 6 vezes semanais, de acordo com o objetivo.

Nos casos das patologias de joelho, em específico, condropatia ou condromalacia patelar, o que mais importa é a posição da patela, medializada, no geral.

Se houver desvios angulares no posicionamento haverá dor, desgaste na patela. É claro, que o tônus e função do músculo são a principal forma de lidar com essa patologia. Aí, sim, o papel do fisioterapeuta é fundamental.

Duas a três vezes semanais, ou uma vez semanal, caso o paciente tenha uma boa percepção corporal e aptidão para os exercícios corretivos e preventivos da patela.

A duração varia entre 8 a 12 semanas.

Vale ressaltar a importância do trabalho interdisciplinar entre educador físico, fisioterapeuta e ortopedista na reabilitação do paciente.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um fisioterapeuta e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A professora de educação física e fisioterapeuta Milena Imaizumi responderá e-mails relacionados à saúde da mulher na área da atividade física, fisioterapia/obstetrícia, ginástica postural, ergonomia e RPG. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail não serão publicados.

ENVIAR PERGUNTA



TAGS :

    fisioterapia, lesão, musculatura

Milena Imaizumi

Educadora física, pós-graduada em Fisiologia do Exercício e fisioterapeuta, pós-graduada em Fisioterapia Desportiva. Desde de 1997, atua como personal trainer há 15 anos na área de ginástica postural e RPG. Desde 2007, na área de uroginecologia trabalha com orientação e conscientização da saúde do homem, da mulher e de atletas quanto a musculatura pélvica e afecções. Supervisiona o curso de Fisioterapia em Obstetrícia e Uroginecolocogia da UNIFESP.



ENQUETE

Quem não tem cão caça com o “ex”, que está receptivo. Você concorda?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.