Qual a frequência de sessões de fisioterapia necessárias para a manutenção da musculatura?

E-mail enviado por uma leitora:

“Haja vista que tenho uma perda muscular muito rápida, a manutenção é necessária devido ao tratamento da condropatia patelar”

Continua após publicidade

Por Milena Imaizumi

Resposta: A fisioterapia tem por objetivo reabilitar o paciente.

No caso da fisioterapia em distúrbios musculoesqueléticos, o fisioterapeuta irá trabalhar o objetivo de maneira preventiva, curativa, condicionamento e manutenção.

Como você mencionou. Considero a parte de condicionamento físico, mais direcionada ao profissional de educação física trabalhando em equipe com o fisioterapeuta. Nesta fase de manutenção, para manter a resistência muscular localizada, ou força ou potência muscular, podem ser realizadas de 2 a 6 vezes semanais, de acordo com o objetivo.

Continua após publicidade

Nos casos das patologias de joelho, em específico, condropatia ou condromalacia patelar, o que mais importa é a posição da patela, medializada, no geral.

Se houver desvios angulares no posicionamento haverá dor, desgaste na patela. É claro, que o tônus e função do músculo são a principal forma de lidar com essa patologia. Aí, sim, o papel do fisioterapeuta é fundamental.

Duas a três vezes semanais, ou uma vez semanal, caso o paciente tenha uma boa percepção corporal e aptidão para os exercícios corretivos e preventivos da patela.

Continua após publicidade

A duração varia entre 8 a 12 semanas.

Vale ressaltar a importância do trabalho interdisciplinar entre educador físico, fisioterapeuta e ortopedista na reabilitação do paciente.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um fisioterapeuta e não se caracteriza como sendo um atendimento.