DESTAQUES

Por que enxergar o lado positivo nos momentos difíceis faz bem à saúde

Redação Vya Estelar 02/11/2018 SAÚDE E BEM-ESTAR
Por que enxergar o lado positivo nos momentos difíceis faz bem à saúde
Fonte: imagem Pixabay
Temos o péssimo hábito de nos cobrar diariamente, de achar que precisamos atingir a perfeição

Da Redação

O quanto podemos ser gratos nos dias de hoje? Vivemos em um mundo tão corrido, sendo cobrados, sempre cheios de reuniões, trabalhos, estresse; um cenário totalmente desfavorável para palavras de carinho, momentos de compreensão e de olhar para as necessidades do outro também. O que muita gente não sabe é o quanto o poder da gratidão pode melhorar nossas vidas.

Temos o péssimo hábito de nos cobrar diariamente, de achar que precisamos atingir a perfeição em cada atividade que executamos. E na verdade, não precisa ser assim, ninguém consegue acertar o tempo inteiro e quando reconhecemos isso, passamos a enxergar os erros e as falhas, como uma oportunidade de aprendizado.  

A neurociência explica que nosso cérebro trabalha muito melhor quando está focado em coisas positivas. Isso libera os neurotransmissores serotonina e dopamina nos deixando ainda mais criativos, animados e dispostos.  

O segredo do pensamento positivo

Na prática, podemos nos exercitar diariamente e pensar no positivismo. De acordo com uma pesquisa realizada pela Psicologia Positiva, se você separar cinco minutos da sua noite e escrever uma lista de cinco coisas que deve agradecer durante duas semanas, você começa a focar o seu pensamento no positivo, e com isso enxergar as coisas simples configurando o nosso cérebro para o sucesso. Assim como passar vinte minutos do nosso dia ao ar livre amplia o pensamento, melhora a memória operacional e a positividade.

Um estudo de 2012 realizado na Universidade de Kentucky mostrou que quanto mais gratos os participantes eram, menos nervosos ficavam ao receber uma critica ou uma ofensa. E estudos de 2006 pela Behavior and Reseat Therapy com veteranos da Guerra do Vietnã mostraram que quando eles focam as tensões em ajudar o próximo, o pós-traumático de tudo o que aconteceu com eles é bem menor.

Segundo a psicoterapeuta Gaya Machado, o ato de agradecer, de enxergar o lado bom nas pequenas coisas é muito benéfico para a saúde física e mental, diminui o estresse pós-traumático e a agressividade.


Fonte: Gaya Machado: Doutoranda em Psicologia pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales – UCES, Argentina




TAGS :

    gratidão, pensamento, positivo, psicologia

Redação Vya Estelar

Ângelo Medina é editor-chefe do portal Vya Estelar. É jornalista e ghost writer. Com 30 anos de experiência, iniciou sua carreira na cobertura das eleições à Prefeitura de São Paulo em 1988 (Jornal da Cultura). Trabalhou no Caderno 2 - O Estado de São Paulo, Revista Quatro Rodas (Abril). Colaborou em diversas publicações e foi assessor de imprensa no setor público e privado. Concebeu o site Vya Estelar em 1999. É formado em Comunicação Social pela UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora.



ENQUETE

Quem não tem cão caça com o “ex”, que está receptivo. Você concorda?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.