Aceite a impermanência da vida

Por Emilce Shrividya Starling

Tudo está em constante mutação e transformação no planeta Terra. Isso tem influência em nossa existência. Faz parte da natureza humana. Muitas mudanças acontecem ao decorrer dos ciclos da vida. Algumas mudanças inesperadas, ruins ou tristes, geram dores na alma. Para superá-las, precisamos de muita aceitação, paciência e coragem.

Continua após publicidade

Algumas pessoas que não entendem a Lei do Karma, a lei de causa e efeito, até duvidam da existência de Deus e O culpam por seus sofrimentos. Mas não existe injustiça. Karma não é punição. É aprendizado. Cada um colhe o que plantou em pensamentos, palavras, ações e atitudes nessa vida e em outras.

O planeta Terra é como uma escola. É onde se vivencia essa lei de ação e reação. Viemos para desenvolver virtudes como bondade, compaixão. Devemos aprender através de lições difíceis e desafiantes a largar o apego, o medo, a raiva, o egoísmo, a ambição. Quando aprendemos a lição, muitos problemas diminuem.

A Filosofia do Yoga nos ensina que mesmo que o planeta Terra seja o planeta da dor, podemos ser felizes apesar de… A felicidade não é ter tudo que se deseja, ou ter uma vida linear sem problemas. Isso não existe na Terra. Ser feliz é ter um coração agradecido, corajoso, uma mente tranquila, alegre, sem estresse, sem ansiedade. É vencer os muitos desejos e apegos que geram dor e frustração.

A felicidade que o Yoga nos ensina é a felicidade interior que surge quando desenvolvemos paciência, generosidade, caridade, aceitação dos acontecimentos. Somos felizes quando sentimos fé em Deus. Quando sentimos Sua presença em nosso interior através da meditação, da oração feita com devoção, dos cantos de Louvor ao Senhor.

Continua após publicidade

É necessário trabalhar internamente essa aceitação, a tolerância, a renúncia, a humildade. Nós viemos a esse planeta abençoado para aprender com essas mudanças, alcançar maturidade, crescimento espiritual e desapego.

Reflita sobre esse sábio ensinamento: “Quando a situação for boa, desfrute-a. Quando a situação for ruim, transforme-a. Quando a situação não pode ser transformada, transforme-se”. Quando não se pode mudar os acontecimentos, não adianta se revoltar, se lastimar ou culpar o destino. Devemos extrair lições dos acontecimentos ruins, e nos transformar para melhor.

É difícil renunciar aos apegos emocionais como ganho e a perda, o prazer e a dor, o elogio e a censura. Isso acontece porque os apegos estão em nossa autoimagem. Fazem parte de nossa personalidade. Não queremos desapegar-nos deles. Eles nos aprisionam e tem muita influência sobre nós.

Continua após publicidade

O apego a esses padrões e hábitos negativos, a essas atitudes e autoimagem são as causas de muita dor. Somente nós mesmos podemos nos libertar dos sofrimentos que vem de dentro de nossos pensamentos e sentimentos.

Para mudar nossos padrões mentais e nossos hábitos é necessário muito autoesforço e determinação, pois estamos sempre repetindo os mesmos padrões que muitas vezes são destrutivos e nos causam conflitos interiores.

Ao mudarmos nossas atitudes, nossos padrões mentais e pensamentos negativos, podemos nos libertar da prisão interna criada pelos condicionamentos, preconceitos, apegos, aversões, limitações e hábitos ruins.

Aplique esses sábios ensinamentos da Filosofia do Yoga e aprenda a aceitar cada momento, com paciência e fé. Cumpra seu dever, seu Dharma, com retidão e autoconfiança e assim, tanto seu presente como seu futuro serão mais harmoniosos.

Aceite a vida como ela é, mesmo que esteja difícil. Não brigue com a vida. Supere e evolua com as dificuldades. Crie músculos na alma e sinta força interior e coragem. Você não é vítima e nem veio ao mundo para sofrer. Você veio para desenvolver e crescer espiritualmente, perdoando, sendo gentil, bondoso, compassivo com você e com os outros.

Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você! Fique em paz.