Chave para ser feliz está no agora

Por Emilce Shrividya Starling

Fique focado no momento presente, em suas atividades diárias. Valorize o fato de estar vivo. Agradeça a cada momento, e terá mais satisfação, bem-estar e equilíbrio. Pare de ficar remoendo o passado. Não fique comparando com seu momento atual. Cada momento é único.  Aceite a impermanência da vida e das coisas.

Continua após publicidade

Tudo no mundo exterior é impermanente. Tudo que é bom no mundo externo se evapora com o passar do tempo. Sua idade e corpo mudam. É inevitável. Mas a realização interior é fortalecida com o tempo e as práticas da Filosofia do Yoga.

Através de práticas como o canto dos mantras e meditação, você se torna consciente de que a qualidade da firmeza está crescendo dentro de você. Então, não importa o que você faz e aonde você vai, esta força está com você. Você encontra força interior para superar os desafios, doenças e perdas. Você sente que sua coluna e a sua postura estão firmes. Você se sente firme tanto no corpo como na mente.

Como disse Baba Muktananda, um grande Mestre yogue: ”Ò pessoa corajosa, que se esforça seriamente para obter uma vida de expansão, enfrenta oposição, supera obstáculos. Sua força interior é incontestável. Você certamente alcançará a prosperidade. Dissolva sua ignorância com sua força. Tenha o domínio sobre todas as suas ações! Torne-se senhor de seus sentidos.”.

Dissolva os pensamentos e sentimentos negativos que geram insatisfação. Se você ficar vivendo no passado, pensando somente no futuro, no que vai fazer ou já fez no que aconteceu ou vai acontecer, você viverá insatisfeito, de mau humor e infeliz.

Continua após publicidade

Pare de ficar esperando que o futuro seja melhor ou pior. Isso apenas gera ansiedade, medo do futuro, pessimismo ou otimismo exagerado. A vida acontece agora. Agora é o momento de plantar um futuro melhor. Tenha uma mente positiva. Aprenda a aceitar os ciclos naturais da idade, com perdas e ganhos. Em vez de se preparar para a vida, viva-a plenamente, com coragem e fé.

Faça planos para o futuro, mas não viva no futuro. É no presente que você modifica e semeia seu futuro. Em vez de se desgastar com pensamentos inúteis, com possibilidades pessimistas que apenas geram mais sofrimento e ansiedade, aprenda a lidar com suas emoções.

Aprenda a estar focado no que estiver fazendo. Esteja atento ao que os outros lhe falam, em vez de se distrair com os próprios pensamentos e ansiedade. Observe como sua mente se dispersa facilmente e traga-a de volta para o que estiver fazendo. Isso é um treinamento diário. Não se consegue de um dia para o outro. È uma conquista diária e a chave para dissolver estresse e preocupações.

Continua após publicidade

Não seja como aquelas pessoas que se preparam para as férias, feriados, divertimentos e retornam frustradas. Elas vivem tanto antes, criam tantas expectativas e fantasias que não desfrutam como poderiam e ainda voltam insatisfeitas. Às vezes, nem aproveitam porque levam com elas mesmas suas mentes inquietas, ansiosas, cheias de desejo.

Importante também ser feliz no trabalho que faz parte de nosso dia a dia. Isso vem quando gostamos do nosso trabalho. Portanto, faça seu trabalho com amor, agradecimento, boa vontade, dedicação e atenção.  Encontre inspiração, criatividade e serenidade dentro de você e sentirá satisfação em seu trabalho.

Seja firme, determinado e constante. Abrace usa própria coragem. Lembre-se, abraçar sua coragem interior é ser verdadeiro com você mesmo. Assim observe seus  pensamentos. Observe sua fala. Observe suas ações. Permita-se receber intuição e inspiração do espaço de firmeza dentro de você.

Que grande conquista é tornar-se firme neste mundo transitório onde tudo muda. Num piscar de olhos, eventos se formam e se dissolvem. Torne-se uma montanha de firmeza. Encontre uma grande confiança interior e paz no coração.

Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você. Fique em paz!