DESTAQUES

Itens cosméticos: zero desperdício

Sonia Corazza 11/02/2019 SAÚDE E BEM-ESTAR
Itens cosméticos: zero desperdício
Fonte: imagem Pixabay
Veja três dicas para evitar o desperdício e promover a sustentabilidade no planeta

Por Sonia Corazza
 
O planeta não aguenta mais tanto lixo. Você já parou para analisar quantos frascos, tampas, cartuchos e acessórios  como pinceis e esponjas são jogados no lixo, vindos dos seus produtos cosméticos? Pois é, são toneladas de plásticos não degradáveis que acabam poluindo anda mais o ambiente em que vivemos.
 
O consumo consciente vai pautar a vida do cidadão cada vez mais nos próximos tempos. É  um momento crucial para  nossa saúde e as escolhas estão nas suas próprias mãos. Esse novo estilo de vida começa quando você vai comprar um simples shampoo ou hidratante corporal. Veja aqui minhas dicas para evitar o desperdício de produtos e otimizar o dinheiro que você investe em seus produtos para cuidados pessoais:
 
1 - Reduza o desperdício escolhendo embalagens que consigam entregar a totalidade dos produtos que está dentro dos frascos. Bisnagas e frascos com válvulas dosadoras, tipo pump, conseguem esvaziar completamente a embalagem.

2 -  Evite comprar produtos com muitas embalagens desnecessárias, como cartuchos, fitinhas,  invólucros plásticos, selos de propaganda etc. Tudo isso não aumenta a performance da fórmula e só vai aumentar o volume do lixo que você produz. Restrinja a compra de produtos com cartuchos em itens absolutamente necessários, como as fórmulas sensíveis ao calor e luz, contendo ativos que se desestabilizam e, portanto, precisam de proteção adicional.

3 -  Use os produtos até o final ANTES de comprar um novo. Em inglês há uma sigla denominada FIFO (First-in first-out) que orienta para que o primeiro item comprado seja o primeiro a ser usado, isto é, o produto mais antigo do seu armário deve ser o primeiro a ser usado. Você deve estar pensando que isso é obvio, mas creia, não é verdade! Muita gente esquece no fundo da gaveta aquele batom ou creme e acaba usando a embalagem mais nova.
 
Se você conseguir colocar estas simples dicas em prática, vai fazer muito bem para seu corpo, seu bolso e seu planeta!




TAGS :

    cosméticos, evitar desperdício

Sonia Corazza

É engenheira química especializada em Cosmetologia. Tem 25 anos de experiência como formuladora de cosméticos. Atuou em empresas líderes no setor. É autora do livro Beleza Inteligente (Madras). Mais informações: www.belezainteligente.com.br



ENQUETE

Você acredita na lei de causa e efeito ou lei do carma?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.