DESTAQUES

Qual é a maior grandeza de uma amizade?

Blenda de Oliveira 10/05/2019 COMPORTAMENTO
Qual é a maior grandeza de uma amizade?
Fonte: imagem Pixabay
Amizades verdadeiras e fortes se constroem por uma longa estrada

Por Blenda de Oliveira

Fala-se muito da importância das amizades. Dizem até que a vida sem amigos não existe. Mas qual seria a principal qualidade da amizade? O que mostra uma verdadeira amizade? Estar presente nos difíceis momentos? Não julgar? Sim, tudo isso é importante na amizade. Mas ainda a maior grandeza da amizade é a lealdade.

Segundo o jornalista Ivan Martins, "A lealdade não é espontânea e nem barata. Resulta de uma decisão consciente e pode custar caro. Ela é uma forma de nobreza e tem a ver com sacrifício. Não é uma obrigação, é uma escolha que mistura, necessariamente, ideias e sentimentos. Na lealdade talvez se manifeste o melhor de nós."

O tamanho da amizade

Acrescento que sabemos o tamanho da lealdade na amizade quando estamos longe do amigo. Amigos leais não constroem intrigas, não fazem de conta, são corajosos nas suas posições e, por hipótese alguma, deixam de ser honestos sobre suas opções.

Por tudo isso não é possível ter tantos amigos. Amizades verdadeiras e fortes se constroem por uma longa estrada, e mesmo quando terminam, permanecem leais ao que foi vivido.
A lealdade e a generosidade são as maiores das virtudes. Felizes aqueles que as cultivam.

 




TAGS :

    amizade, lealdade

Blenda de Oliveira

Doutora em psicologia clínica pela PUC-SP. Psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Psicoterapeuta de adultos, adolescentes, crianças, famílias e casais. Atuante como Life Coaching em diversas áreas, utilizando essa metodologia para colaborar nos processos de sucessão familiar nas empresas.



ENQUETE

Você acredita na lei de causa e efeito ou lei do carma?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.