Não me sinto valorizada no meu relacionamento. O que fazer?

Por Eduardo Yabusaki
 
Os relacionamentos tomam estruturas, entram em rotinas e se estabelecem dentro de condições que sejam mais adequadas para a boa convivência de ambos. Porém, quando uma das partes – ou as duas – não se sente valorizada, isso pode acarretar numa espiral de eventos que pode influenciar negativamente a convivência. Assim, quando esses sentimentos emergirem, não se deve ignorá-los. Manifestar sentimentos negativos em relação ao que se sente pelo outro, é uma oportunidade para poder rever as manifestações de afeto, carinho, sentimentos e amor.

Não se sentir valorizado pelo par, inclusive em suas características virtuosas, pode gerar um infinito de sentimentos destrutivos, tanto no plano individual como na relação.  Isso gera mágoas, que vão num crescente, corroendo sentimentos maiores como de bem querer, paixão e mesmo o amor.

Continua após publicidade

Esses danos podem ser silenciosos e por isso devem ser evitados. Além do mais, sentir-se desvalorizado pode provocar discussões e reações desproporcionais em situações delicadas.

Sentimentos de menos valia devem ser observados e tratados com zelo.

Cinco dicas para lidar com eles:  

1.    Ao menor sinal de sentimentos de depreciação ou inferioridade em relação ao par, não se acomode, converse e procure resolver.

Continua após publicidade

2.    Lembre-se que o que está sentindo pode ser meramente decorrente de uma construção equivocada da sua percepção, ou que esteja acontecendo sem que seu par perceba. Portanto, precisa ser desvelado e enfrentado por ambos.

3.    O caminho para o entendimento passa pela boa comunicação, e portanto, uma boa oportunidade de exercitá-la em uma situação difícil.

4.    Saiba que tudo fica bem quando ambos estão bem, e para isso é preciso: atenção, zelo, dedicação e afeto para superação de tais situações.

Continua após publicidade

5.    Se for difícil lidar com o problema, não hesite em procurar ajuda. O que não se pode permitir, é que esse sentimento de menos valia rumine pensamentos geradores de sentimentos negativos.

Superem isso tudo com tranquilidade, harmonia e bom humor. Depois de tudo resolvido, terão mais confiança um no outro, inclusive no enfrentamento de situações conflituosas.

Viva, seja feliz e ame sempre!