DESTAQUES

Como tirar bom proveito de suas emoções para viver com sabedoria

Thaís Petroff 24/05/2019 PSICOLOGIA
Como tirar bom proveito de suas emoções para viver com sabedoria
Fonte: imagem Pixabay
Você pode usar suas emoções como uma bússola

Por Thaís Petroff

Como você lida com sua tristeza? E com sua raiva? Com o medo? Com a ansiedade? Você busca arrancá-las de dentro de você? Ignorá-los? Muda o foco tentando esquecê-las?
 
Você sabia que a maioria de nós não sabe lidar adequadamente com as emoções e muito menos tira o melhor delas?

Gastamos muita energia buscando negá-las e pouco compreendemos o papel das mesmas em nossas vidas. As emoções são sinais de como estamos por dentro. Permitem que tenhamos a percepção do que está se passando conosco em diversos contextos e situações e, se estivermos abertos e atentos, podemos utilizar essa informação para tomar decisões, para agir mais adequadamente e para nos conhecermos melhor.

Quando tentamos ignorar nossas emoções, além de estarmos nos cegando para algo importante, ainda podemos estar "dando um tiro em nossos pés", pois se elas são sinais do que está se passando conosco, se ignoramos esses indicadores, eles podem começar a "gritar" ainda mais alto, até que sejam "ouvidos" ou podem inclusive, pela falta de atenção que lhes é prestada, acabar sendo somatizados em doenças.

"Escute" suas emoções 

Quando "escutamos" nossas emoções, acolhendo-as, ou seja, sendo abertos a olhá-las e aceitá-las, elas instantaneamente já nos incomodam e machucam menos. Aparece muito rapidamente uma calma, uma tranquilidade; mesmo com a emoção presente ali. É nesse momento que podemos começar a observar e investigar com gentileza o que ela quer nos dizer ou nos mostrar; quando e por que ela surgiu. É nesse ponto que percebemos que nossas emoções são nossas aliadas e não nossas inimigas e que elas vêm para nos ajudar a resolver as coisas.
 
Quando utilizamos as emoções como uma bússola, um guia para nossa caminhada, estamos nos valendo de algo muito valioso, além de estarmos praticando a tão falada inteligência emocional; na qual não se nega as emoções, mas se aprende com elas.

Utilize-as com sapiência e tire o melhor proveito delas para seu crescimento pessoal, bem como suas decisões.

Mais informações: www.thaispetroff.com.br




TAGS :

    emoções

Thaís Petroff

Formada em Psicologia pela PUC-SP e é Master Coach. Utiliza a Terapia Cognitivo Comportamental como base do seu trabalho, mas sabendo da profundidade e complexidade do ser humano, fez formação em Bioenergética, Programação Neurolinguística e Yoga se focando em auxiliar as pessoas a desenvolver e manter emoções mais equilibradas e saudáveis. Foca-se em desvendar e compreender a desafiadora prática das relações, promover transformações cognitivas, emocionais e comportamentais nas pessoas que a procuram e disseminar conhecimento através das mídias sociais. http://www.thaispetroff.com.br



ENQUETE

É possível ser você mesmo no ambiente de trabalho?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.