Como funciona a lei do karma

Por Emilce Shrividya Starling

Se desejamos felicidade e alegrias, precisamos semear bondade, generosidade, compaixão e termos bom discernimento. É a lei de causa e efeito, pois toda ação gera uma força energética que retorna para nós com a mesma intensidade. Nós colhemos aquilo que plantamos.

Continua após publicidade

Como disse o Yogue Swami Vivekananda: “Nossos pensamentos, nossas palavras, nossos atos são fios de uma rede que tecemos ao redor de nós mesmos”.   

O que é karma?

Karma é o conjunto de nossos pensamentos, palavras, ações e suas consequências. São escolhas e ações conscientes. Muitas vezes, agimos sem consciência do karma e colhemos o que não queremos. Daí, a necessidade de estarmos conscientes para fazer boas escolhas a todo instante. Devido ao nosso condicionamento, pessoas ou circunstâncias, temos ações e reações que podem acontecer automaticamente. E, muitas vezes, agimos e fazemos escolhas erradas inconscientemente.

Vida = destino + livre-arbítrio  

Continua após publicidade

Ravi Shankar disse: “A vida é uma combinação de destino e livre-arbítrio. A chuva é o destino. A possibilidade de se molhar ou não é escolha sua”. Tudo o que está acontecendo agora é o resultado de escolhas feitas no passado, pois o karma, ou ação e reação, define nosso destino. Esteja atento e observe suas escolhas no momento que acontecem e assim, aja conscientemente evitando karmas negativos.

Antes de escolher, reflita

Antes de fazer uma escolha, de falar, escrever uma mensagem ou agir, faça uma reflexão: “Quais serão as consequências de minhas palavras e atitudes… Estas escolhas farão bem para mim e para os outros…”
                                                                                      
Ouça seu coração e sinta se gostaria que fizessem isso a você. Se gostaria, persista nessa escolha. Se não gostaria, mude seu comportamento. A ação correta é a resposta certa para uma situação. É a ação que nutre você e todos que são influenciados por essa ação. Você pode aplicar a Lei de causa e efeito ou ação e reação, para ter prosperidade, abundância e atrair para si o fluxo de coisas boas. Precisa, porém, estar consciente de que seu futuro é o resultado das escolhas que faz a todo instante. Para ter um bom futuro, esteja plenamente consciente do presente.

Continua após publicidade

Karma não é punição

A Lei do Karma, ou de causa e efeito, não é punição, é a consequência de nossas ações. Não há efeito sem causa. Não podemos mudar o passado. Mas, temos o hoje e podemos tecer o fio de nosso próprio destino, escolhendo bons pensamentos, boas palavras e corretas ações.

Sinta em seu interior, mentalizando essas afirmações: ”Eu confio que, a qualquer momento, posso me conectar com a fonte interior, minha verdadeira essência”. “Cada momento, de cada dia, eu vivo minha vida abundantemente”. “Eu sou abundância. Sou harmonia completa. Sou paz interior. Sou bem-sucedido. Sou amor incondicional”.

Plante as sementes da gratidão e colha bênçãos, saúde, prosperidade, afeição, amor, harmonia e mais felicidade. Expresse-se na sua vida como uma pessoa que pode ajudar e enaltecer a vida de outras pessoas. Faça a diferença e a mudança positiva ao seu redor.

Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você! Fique em paz!