Por que a mão da mulher envelhece mais rápido do que a do homem?

Por Sonia Corazza
 
Basta olhar para a pele das mãos de qualquer pessoa para  imaginar sua faixa etária. Esta é a região do corpo mais exposta a todo tipo de agressão: sol, frio e sujeira o tempo todo, lavagens constantes o dia inteiro, atrito com tudo. Não é à toa que a proteção natural vai sendo perdida e a pele se torna frágil, desvitalizada, manchada, ressecada e sensível. No caso das mulheres, a situação é ainda pior, pois no universo feminino a limpeza da casa, das roupas e até o banho dos filhos faz parte de uma rotina já bem conhecida.
 
O que você pode fazer agora
 
Primeiro é fundamental sempre proteger as mãos com luvas de borracha ao lavar a louça, o quintal, o cachorro, a roupa e todas as outras atividades domésticas. A agressão acumulada vinda dos detergentes e outras substâncias agressivas contidas em produtos *domisanitários é a maior causa de desenvolvimento de dermatite de contato ao longo da vida. Acostume-se a lavar a louça com luvas de borracha, sejam elas descartáveis ou não. Hoje há uma infinidade de opções, até forradas e mais confortáveis, que precisam fazer parte dos utensílios de proteção caseiros.

Se você é mulher e ainda não se convenceu que os trabalhos domésticos acabam com a pele das mãos, olhe agora para as mãos de um homem com a mesma idade que a sua e constate como a pele dele é muito mais preservada que a sua, que provavelmente lava as mãos muito mais vezes. Culturalmente é a mulher que lava a roupa, cozinha e faz a limpeza da casa e dessa forma usa muito mais as mãos em atividades de limpeza.

Continua após publicidade

Use um bom creme hidratante para mãos
 
Em segundo lugar a dica é adotar desde agora e para sempre uma boa fórmula de creme hidratante para as mãos. Tenha uma bisnaga na bolsa, um frasco na pia da cozinha, na pia do banheiro e até ao lado da sua cama. Juro que não vai ser exagero! Procure estas substâncias na bula do seu creme para as mãos:  pró-vitamina B5 e PCA sódico, que vão garantir a manutenção da umidade natural sobre a pele e evitar o ressecamento; manteiga de karité, óleo de semente de uva, oliva e girassol – que lubrificam a pele e garantem a maciez necessária.
 
E para sair no sol?
 
Filtro solar é regra para fotoproteção de toda e qualquer área foto exposta do corpo e as mãos são prioridade. Escolha uma produto de textura bem leve, espalhe primeiramente no dorso e parte superior dos dedos, pois esta é a região que mais sofre com os raios solares. E pronto!

*Produtos destinados à higienização