imagem de capa

Autoconhecimento

Minhas Atitudes

Equilíbrio emocional: afaste tudo o que não for bom

Ressignificar é a grande “chave” para o nosso equilíbrio emocional

19 jul, 2019

As duas palavras mais usadas em meu consultório atualmente são: ressignificar e resiliência. Aprender a ressignificar nossas emoções diante de situações e experiências negativas que vivemos é a grande sacada da vez para nos tornarmos pessoas mais resilientes. Além disso, é perceptível uma melhoria da saúde mental e da qualidade de vida que uma pessoa adquire passando a ser mais resiliente ao ressignificar as situações e os momentos negativos vividos. 

Como geramos nossas emoções

Nosso funcionamento cognitivo trabalha internamente mais ou menos assim: vivemos experiências que nos levam a termos alguns pensamentos, sejam esses positivos ou negativos, eles irão nos proporcionar as nossas emoções. Algumas vezes, os pensamentos negativos são mais fortes e prevalecem, gerando, assim, um grande inimigo: o pensamento disfuncional. Mas se conseguirmos aprender a reprogramar ou ressignificar as emoções desses pensamentos, conseguiremos ser mais felizes e viver com mais leveza e clareza, longe das culpas e autossabotagens. 

Ressignificar é a grande “chave” para o nosso equilíbrio emocional. Quer saber por onde começar? Comece por dentro. Comece olhando para suas atitudes e reconhecendo as suas emoções vividas. E o segundo passo? Aceite os erros sobre essas emoções negativas e assuma um papel de mudança.

Vamos lá começar a ressignificar?

 


Psicóloga clínica cognitivo-comportamental. Possui especialização em Psicologia da Saúde e Desenvolvimento pela UFRN. Especialização pela Faculdade de Medicina do IPHC da USP. Membro da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas - FBTC. Mais informações: www.karinasimoes.com.br

O que você achou do novo Vya Estelar?