Sou um rapaz bonito, mas não consigo chegar nas garotas

E-mail enviado por um leitor:

“Olá doutora! Bem, eu li seu artigo: “Sou bonito, inseguro e não consigo me envolver com mulheres. O que fazer?”, de 2016, um pouco tarde, desculpe-me; foi algo mais próximo que encontrei da minha situação. Tenho 21 anos, nunca namorei e nunca fiz sexo. Eu sou uma pessoa completamente bonita, escuto isso muito e percebo os olhares que recebo, mas sou muito inseguro a ponto de nem conseguir imaginar-me em um relacionamento ou até mesmo conversando com uma garota. Quando há uma festa para eu ir, não me sinto bem com uma roupa em que eu sei que serei mais bonito, opto por algo mais simples e menos chamativo, pois os olhares, que deveriam ser positivos para mim, acabam me intimidando e sinto vontade de “esconder” algo para que ninguém veja. Eu sei que isso é um confuso, labirinto e não encontro a saída. Bem, eu só precisava desabafar com alguém. Muito obrigado pela sua atenção!”

Continua após publicidade

Resposta: Vamos começar pelo final do seu e-mail. Você diz: “eu só precisava desabafar com alguém”. Talvez, uma parte de sua dificuldade em se relacionar com uma possível namorada esteja no fato de você cortar suas expectativas de obter um retorno. Pelo medo de que esse retorno não venha. Explicando: quando você escreve para a coluna do Vya Estelar, conta sua história e diz que queria só desabafar, será que é só isso mesmo que você quer? Talvez não… quem escreve para a gente gostaria de uma resposta. Embora não possamos responder para todos, sabemos que existe a expectativa de cada um por uma resposta ao seu e-mail pessoal.

Voltando a você: se quando você encontra alguma garota que interesse, você se convence que, por exemplo, de que só admirá-la basta, nada acontecerá. Você precisa ousar dizer para você mesmo que quer ir adiante, que quer conversar, quer tentar obter uma resposta dela. Enquanto você não fizer isso dentro da sua cabeça, dificilmente dará um passo em direção a uma tentativa de conquista real, não apenas imaginaria…

Você tem que se convencer que é bonito por dentro também.


A beleza exterior é muito pouco em uma relação amorosa. O que conta é sensibilidade, ousadia, interesse real em estabelecer um vínculo, entre outras coisas. Mas essa beleza interior só se atinge através de experiência, de tentativas. E, certamente, através dos erros.

É importante que você, neste momento da sua vida, adquira experiências. Que ouse mais, tente se aproximar das garotas que te interessam. O máximo que você pode ouvir é um não.

Continua após publicidade

Por que ouvir ‘não’ é um grande aprendizado


Mas um não é uma experiência que faz de você uma pessoa melhor; o não faz você refletir sobre o que poderia fazer de maneira diferente na próxima tentativa; o não é um professor muito mais eficiente do que o sim! Afinal, todo mundo, no começo de uma nova situação, ouve mais não do que sim. Assim, vá em frente. Chegue perto da menina pela qual você se interessou e inicie uma conversa. Não importa muito o conteúdo, o importante é você demonstrar que a menina te interessou. Depois, é só seguir sua intuição e avaliar se, além da aparência física, a menina tem algo que você aprecia. Afinal, numa paquera os dois escolhem, não importa quem dá o primeiro passo. E uma menina que você achou fisicamente bonita, não necessariamente agradará pelo seu conteúdo interno.

Finalmente, dá para sentir que você é uma pessoa sensível e educada. Mas sensibilidade e educação devem ser aliadas a uma pitada de ousadia e uma boa autoestima na questão amorosa.

Permita que as duas belezas andem juntas


Assim, não esconda sua beleza exterior por vergonha! Pelo contrário, use a seu favor e desenvolva essa beleza interior para que essas duas belezas, juntas, tragam a você um resultado satisfatório nas suas tentativas amorosas.

Atenção!

Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um psicólogo e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Continua após publicidade