Quando o cérebro não é estimulado, o intelecto fica estagnado. Quando os músculos do corpo não são usados e exercitados, eles se atrofiam. Assim também as virtudes devem ser praticadas senão ficam dormentes.
Dentre as muitas virtudes, desenvolver a confiança é muito importante. A capacidade de confiar é difícil de manter, pois o mundo está muito violento e as pessoas têm a tendência de desistir de confiar quando surgem muitos obstáculos e dificuldades.
É preciso fazer um esforço verdadeiro para manter o coração aberto, acreditando no amor, nas pessoas e confiando em si mesmo.
Confiamos que nosso corpo funcione e respire. Confiamos no pulsar de nosso coração e que nosso corpo nos desperte pela manhã. Confiamos também nos ciclos da natureza, que uma estação se seguirá à outra, que o dia se seguirá à noite.
O que é preciso para ter autoconfiança?
A Filosofia do Yoga nos ensina que precisamos desenvolver a convicção de que podemos cultivar e conquistar a confiança. É necessário coragem, autoconhecimento e virtudes para colher a confiança.
Para termos autoconfiança e superarmos obstáculos e desafios, eu pratico diariamente, há muitos anos, a repetição silenciosa do mantra Om Namah Shivaya, que significa: Eu honro Deus que habita em mim. Esse mantra tem sido um apoio muito importante para mim. Para essa prática, ou eu uso um japa mala, que é como um rosário de contas para repetir o mantra mentalmente ou apenas me lembro mentalmente várias vezes ao dia. Os benefícios dessa prática são imensos.
Se eu estiver preocupada, atarefada ou sentir raiva, imediatamente, eu repito o mantra mentalmente e meu estado mental e emocional logo se transformam e me sinto calma, confiante. Minha respiração se tranquiliza, posso respirar livremente e seguir em frente.
Mantra é um amigo interno
Esse mantra tem o poder de nos acalmar, dissolver a raiva, medo, ansiedade, as preocupações, e ele se torna como um amigo interno em quem podemos contar em todos os momentos.
Faça você também essa prática. Experimente quando estiver em um dia agitado, estressado, ansioso, com raiva. Pare por alguns momentos e lembre-se de repetir o mantra mentalmente muitas vezes e veja o que acontece dentro de você.
A agitação da mente, a irritação e raiva, os obstáculos do momento são superados com o apoio do mantra. E assim, você se sente calmo, pode respirar livremente e lidar melhor com os acontecimentos e relacionamentos. Desse modo, você é capaz de confiar em si e nos outros.
Quando perdemos, porém, a confiança em nós mesmos, nos outros e em Deus, tudo se torna caótico.
Para essa confiança ser real, é necessário determinação e resolução. Como disse o Mestre Yogue Baba Muktananda:” O que quer que você pratique, faça-o com perseverança. Isso então o levará à meta final. Ainda não se descobriu o caminho para alcançar tudo em duas horas. A realização só é alcançada através da determinação”.
Muitas vezes, as pessoas querem obter resultados imediatos nos estudos, nos esportes, na profissão. Elas estabelecem limites de tempo para realizar seus desejos e projetos. Querem obter resultados em suas ações em curto espaço de tempo.
E, se não conseguem, elas desistem, perdem a confiança nelas, na vida e nos outros. Se seus pedidos não se realizam, elas perdem a fé em Deus. Se não alcançam o estado de paz na meditação tão logo fecham os olhos, já desistem.
Para desenvolver autoconfiança e fé inabalável em Deus, é necessário ser firme, determinado e resoluto. Vencer os pensamentos negativos, as emoções destrutivas para se obter o estado de tranquilidade da mente e um coração aberto e agradecido.
Egoísmo x confiança
Outro obstáculo que precisa ser vencido é o egoísmo que distorce a confiança. Quando as pessoas usam a confiança apenas de forma egoística para satisfazer seus desejos, ela se enfraquece.
Outro disfarce do egoísmo é se perder em pensamentos e sentimentos de desânimo, pessimismo, desconfiança, não merecimento. Para vencer as atitudes egoístas, a raiva, o desespero, a falta de fé em Deus é essencial a capacidade de se abrir para a confiança.
Como diz a Bhagavad Gita, uma escritura indiana: ”Uma pessoa que duvida destrói a si mesma”. A resposta para superar o egoísmo é pensar, falar e agir de maneira que beneficie a nós mesmos e também às outras pessoas.
A meditação ajuda muito a desenvolver a confiança. Alguns perguntam se a meditação é egoísta. Mas, a meditação é livre de egoísmo. Ela possui um efeito universalmente positivo, pois desenvolve a bondade, compaixão, generosidade e fé no Ser interior, Deus que habita em nós.
Como dizem os Mestres Yogues, o momento é AGORA. Está é a HORA. Medite. Abra seu coração e cultive e colha a confiança em você e em Deus. Leia meu texto sobre como meditar.
Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você! Fique em paz!