Relação ruim: o problema está no chefe ou em mim?

E-mail enviado por uma leitora:

“Eu acho que não tenho uma autoestima muito boa. Minha relação profissional com meu chefe não flui muito bem. Assim minha pergunta é: que dicas práticas a senhora poderia me dar para eu saber se o meu chefe é, de fato, incompetente ou se o problema está em mim?”   

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Resposta: Na minha primeira contribuição aqui no Vya Estelar, respondi à pergunta sobre o chefe ser inseguro/incompetente. Acredito que esta resposta também lhe ajudará a lidar com essa situação, especificamente em relação à postura do seu líder.

Porém, antes de qualquer ação, você precisa passar por um processo de autoconhecimento, pois, reconhece que a questão tem dois lados, não apenas o dele, mas o da sua dúvida em relação a como se vê, como entende seus principais valores e como faz suas escolhas, o que você chama de “autoestima não muito boa”.

Tendemos a ter uma visão parcial a respeito dos acontecimentos

Cada um de nós vê o mundo, a vida e as relações por meio de um jeito bastante peculiar, particular e a partir de suas referências pessoais. Por isso, tentar adivinhar o que se passa na cabeça do outro é realmente arriscado. Aqui entre nós, por vezes mal entendemos o que se passa na nossa, não é mesmo?

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Por isso, certamente, uma conversa franca poderá te fazer entender melhor o perfil dele e como construir uma relação produtiva e mais satisfatória. Nada como perguntar e expor abertamente as suas dúvidas e inseguranças, mostrando-se aberta à mudança.

O caos pode estar só dentro de nós  

Às vezes, tendemos a achar que as coisas são piores do que na verdade são, imaginando cenários catastróficos para situações que seriam facilmente resolvidas com diálogo franco, sincero e assertivo.

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Avalie também, de maneira sincera, como você pode melhorar essa situação, comece por você a mudança. De que forma pode contribuir mais? O que tem feito que pode ser mudado ou melhorado? Como você reage ao seu líder? Como responde aos seus pedidos, contatos e orientações? Você se comunica bem?

Muitas pessoas que têm conflito com suas lideranças não percebem que estão apenas sendo reativas, respondendo de maneira inadequada aos estímulos, às vezes até imatura. Em alguns momentos, as pessoas não ficam atentas à postura corporal frente ao outro, ou seja, não são só palavras que falam, o corpo também se comunica!

Claro que existem líderes despreparados, pessoas sem muito caráter, que lidam com seus colaboradores de maneira incerta, até os assediando. Porém, pelo tom da sua pergunta, parece mais que a relação está nebulosa e confusa, do que agressiva.

Atenção!

Esta resposta (texto) não substitui uma consulta ou acompanhamento de um psicólogo e não se caracteriza como sendo um atendimento.