A chave da autoconfiança é o autoagradecimento, autorreconhecimento de suas próprias boas qualidades. Agradecer a si mesmo.
A Bhagavad Gita, escritura sagrada indiana, diz: “Uma pessoa que duvida, destrói a si mesma”.
Que tal parar um momento para agradecer a si próprio?
Agradeça até pelas pequenas coisas que você faz. Descubra seu próprio valor. Agradeça sua mente, seu corpo, suas habilidades, as pequenas conquistas diárias sobre a negatividade, sobre a superação da raiva, o cultivo da paciência e como você tem melhorado a cada dia.
Preste atenção às boas coisas que você faz, especialmente as coisas que faz espontaneamente. Torne uma prática constante o ato de agradecer a si mesmo cada vez que fizer algo bom. É assim que você aumentará a confiança dentro de você.
Como você sabe que está progredindo?
Quando você não lutar mais para se diminuir, quando você for capaz de se respeitar por quem você é e pelo que você faz. Quando você for capaz de reconhecer suas próprias virtudes e qualidades, você estará evoluindo,tendo mais maturidade e inteligência emocional.
Confie em você mesmo e agradeça. Faça lembretes para você mesmo para recordar de se agradecer, de se valorizar, de se amar cada dia mais.
Com isso, você vai se tornar mais tolerante com você mesmo. Menos crítico e vai parar de focar apenas nos seus defeitos.Vai começar a ver suas qualidades, talentos e sua boa sorte. Vai aprender a contar suas bênçãos, até aquelas bênçãos invisíveis que você nem percebia.
Ser tolerante não é aguentar tudo com um sorriso, nem suportar os inconvenientes e incertezas da vida, com firmeza o tempo todo. Não se trata de suportar o comportamento grosseiro dos outros ou receber tratamento injusto passivamente.
É não reagir com raiva. É agir com equilíbrio emocional, sem se deixar envolver pelo ego dos outros, nem ficar cego pela raiva ou medo pela vida.
Ser tolerante em qualquer situação significa dar espaço para que a bondade e a compaixão resplandeçam em você e nos outros. Quando as pessoas são tolerantes, a confiança se irradia e os relacionamentos melhoram.
Quando começamos a agradecer a nós mesmos, passamos a nos amar mais, a nos aceitar e assim, passamos a aceitar os outros como são e nos tornamos mais tolerantes com eles, mais compassivos, com menos julgamento, mais pacientes e atenciosos.
Como se tornar tolerante?
Quando você se perceber reclamando e dizendo:” Minha tolerância está acabando”, pare por um momento e fique consigo mesmo. Respire tranquilamente por alguns instantes. Respire de modo solto, livre e natural. Permita-se ser tolerante na confiança. Respirar com tranquilidade traz paciência. Ao parar para respirar com calma e naturalmente, você terá acesso à força de seu próprio centro e isso produz estabilidade.
Quando você tiver que fazer alguma entrevista, alguma apresentação no trabalho ou dar um telefonema importante, essa atitude de autoconfiança, de tolerância vai lhe ajudar a ser menos critico com você mesmo e com os outros.
Para enfrentar desafios, respire de modo natural, sentindo-se tranquilo
Antes de qualquer coisa importante a fazer, em vez de se perder com pensamentos negativos, medo, ansiedade, faça a prática de respirar tranquilamente por alguns momentos, de olhos fechados. Sem forçar a respiração. Apenas a deixe acontecer e perceba como vai se sentindo calmo e confiante. Você vai sentir como a coragem interior lhe envolverá e se sentirá capaz e sereno.
Lembre-se de se autoagradecer, de se amar, de se respeitar, de se tornar seu verdadeiro amigo. Confie e agradeça.
Namaste! Deus em mim saúda, reconhece e agradece Deus em você! Fique em paz!