E-mail enviado por uma leitora:
“Veio aí esse novo coronavírus nos obrigando ao isolamento social ou mesmo ao ócio forçado. Como os pais podem tirar proveito desse momento com os pequenos? O brincar entra nesse contexto?”
Resposta: Acho que o coronavírus trouxe aos pais uma oportunidade de rever seus papéis e de passar mais tempo com os filhos. O que é muito bom. A brincadeira faz parte da vida de nós todos. Desde criança, quando estamos nos divertindo, estamos brincando. O que estava acontecendo, é que todos corriam o tempo todo e esse brincar com os filhos estava deixado meio de lado.
Neste momento de quarentena, fomos obrigados a parar com o dia a dia corrido e trabalhar em esquema home office. Agora é hora de rever alguns papéis. Nesse sentido, os pais têm tempo para sentir como o filho está na escola… ver suas necessidades… Esse tempo em casa com a família não é um tempo de ócio. É um tempo necessário para que o vírus seja contido e seja melhor estudado. Já que o contágio é muito acelerado e o sistema hospitalar não consegue acompanhar o ritmo dessa demanda.
Atenção!
Esta resposta (texto) não substitui uma consulta ou acompanhamento de um psicopedagogo e não se caracteriza como sendo um atendimento.