Como despertar nos meus filhos empatia e generosidade?

E-mail enviado por uma leitora:

“Com certeza o nosso planeta não será o mesmo após esse coronavírus. Que dicas a senhora daria para eu despertar nos meus filhos de cinco e sete anos o espírito de solidariedade, empatia, altruísmo e generosidade?”

Continua após publicidade

Resposta: Conversar com os seus filhos é uma maneira de ensinar valores e ética. Mostrar que estamos em casa para que outras pessoas não se contagiem é empatia, é se colocar no lugar do outro. Generosidade é ligar para um avô ou avó, que não pode ver os netos, ou contar histórias através da internet para crianças que estão em hospitais.

Essa época de coronavírus está nos dando uma oportunidade de rever nossas relações em família e com os outros. É um tempo em que todos estão se isolando pelo outro. Tem muitos voluntários trabalhando em prol da comunidade. Estamos parando para conter o vírus. Mas também estamos aprendendo que uma comunidade depende de todos.

Tenho certeza de que o comportamento vai mudar. As lojas estão fechadas e com isso sobra mais tempo para conversar, pois comprar também consome tempo. As pessoas estão se adaptando a trabalhar em casa e passar mais tempo com a família. Os pais e os filhos estão aprendendo a se entender e a se conhecer.


Atenção!

Esta resposta (texto) não substitui uma consulta ou acompanhamento de um psicopedagogo e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Continua após publicidade