Já percorremos em textos anteriores os elementos do FOGO associado ao espírito, e da TERRA associado ao físico. Agora vamos nos conectar com o elemento AR, relacionado à MENTE, à capacidade intelectiva, abstrata e à necessidade de interação pessoal.
O seu elemental é o Silfo. Rege os sistemas respiratório e nervoso.
O AR assim como o FOGO, tem polaridade YANG, que é uma energia ativa e dinâmica. Uma das qualidades do ar é a inquietação da mente.
Em GÊMEOS esta inquietação se manifesta na curiosidade latente por novidades e novos temas, em LIBRA se dá na necessidade permanente de relacionamentos sociais e em AQUÁRIO, na busca de inovação e originalidade.
Ar = capacidade mental e sociabilidade
O AR, na análise Astrológica está relacionado à capacidade mental e à sociabilidade.
Os três signos de AR, carregam em sua essência a valorização da atividade mental e os relacionamentos, onde possam exercitar suas habilidades para trocar ideias e informações. Gêmeos, procura conhecer de tudo um pouco. Libra busca promover a harmonia e a paz com seu talento diplomático. Aquário procura atingir a coletividade com suas ações humanitárias e igualitárias.
Este elemento lida com a abstração, com a intangibilidade. É volátil, impermanente.
Ar: único elemento do zodíaco que não possui representação animal
A busca constante da verdade que realiza se valendo da lógica e da razão. É o único elemento no zodíaco em que não há representação animal, revelando que é o elemento do Humano, da civilização.
Ar é objetivo
A objetividade do ar é excelente para lidar com situações problemáticas que requerem um olhar distanciado e impessoal. O que é uma qualidade por um lado, e que por outro pode se tornar um inconveniente quando se apresenta como um excesso na alquimia pessoal.
O AR é leveza e movimento, permeia tudo e precisa de espaço e liberdade para se expandir. A intimidade o incomoda, representa um limite cerceando a sua necessidade de flutuar sem fronteiras.
Atributos de ar
No mapa Natal, o AR em equilíbrio confere agilidade e coordenação nos movimentos, boa percepção no campo pessoal, além de interesse pelos relacionamentos e pelo exercício mental. Seus atributos são a racionalidade, a lógica, a objetividade, o idealismo, o poder de abstração e a imparcialidade.
O excesso de ar pode trazer inquietação, ansiedade, nervosismo, frieza e distanciamento. Muito mental, pode ter dificuldade de aterrar ou se concentrar nas atividades mais cotidianas ou corriqueiras. Há uma tendência à fuga da realidade através de sua mente imaginativa e criativa. O autoritarismo e a falta de sensibilidade podem prejudicar as pessoas com muito ar em suas interações interpessoais. Alguns podem tender à excentricidade.
Para equilibrar:
Exercícios ao ar livre, como caminhar, nadar, são importantes. Práticas de relaxamento e meditação. Mudanças de cenário.
Hidratar o corpo com água e líquidos e práticas respiratórias para acalmar a mente e desacelerar os pensamentos.
A carência de AR no mapa pode trazer falta de espírito cooperativo, irreflexão, falta de percepção, dificuldade em se relacionar e se conectar a novidades ou pessoas novas. Desinteresse por estudos e leituras. Pode agir de forma muito emotiva ou apaixonada, sem usar de lógica e bom senso.
Para equilibrar:
Procurar ambientes ventilados e frescos.
A respiração consciente e profunda é necessária para ampliar a capacidade de absorção da energia vital.
Atividades em grupo onde possa explorar as suas habilidades de comunicação e expressão, aumentando a sua confiança para se expor e relacionar-se com os demais.
O AR é assim…
Móvel, sem forma e irrequieto, amplo e expansivo, procurando fendas por onde possa passar, pois não há limites para o seu alcance.
No próximo texto, o signo do mês: Touro
Espero vocês
Namastê!!!