Quarentena: pratico natação e estou parada

E-mail enviado por um leitora:   

Eu tenho o hábito de nadar todas as noites após o trabalho. Tenho 62 anos. Com esses dias de isolamento, meu corpo já sente os efeitos: estou sentindo o corpo estranho, as juntas fazendo barulho. O que a senhora me aconselha a fazer em casa para dar uma compensada nisso?”

Continua após publicidade

Resposta: Acredito que você tenha um bom condicionamento cardiovascular devido à natação. Adicione o fato que durante a prática regular de uma atividade física cíclica (atividade aeróbica) se promove a produção de endorfinas. Por isso, entendo perfeitamente a falta desse esporte na sua vida.

A saída é praticar exercícios calistênicos; entenda

Independente do lugar onde você vive, seja num apartamento pequeno, numa casa térrea, num estúdio de 40 metros quadrados, existem movimentos corporais – exercícios calistênicos (exercícios de movimentos cíclicos e repetitivos), e que após determinado tempo, elevam a temperatura corporal, aceleram o metabolismo e geram um certo bem-estar geral, além de movimentar ativamente músculos e articulações do corpo.

Porém, para efetivamente “queimar” as gorduras que estão circulando no seu sangue, esta atividade cíclica tem que ser realizada numa intensidade moderada e no mínimo 20 minutos. Nessa intensidade moderada, você pode se sentir ofegante, deve sair da zona de conforto… e um tempo adequado para quem faz atividade regularmente, é de 30 a 60 minutos.

Continua após publicidade

Imagino, nesse isolamento, como faziam os marinheiros vivendo meses submersos num submarino ou num navio. Apesar dos afazeres diários, todos precisam se movimentar de um modo orientado para obter alguns objetivos. Não é novidade, programas de exercícios calistênicos, da Marinha americana, da Aeronáutica canadense, entre outras séries elaboradas das forças armadas de diversos países. Outro exemplo, não cabível à nossa situação atual, a luta de defesa pessoal Krav Magá, do Exército israelense.

Voltando ao que interessa, o que fazer?

Opções digitais não faltam, dar uma “goolgada “ com termos como “pilates exercício solo” , ou “treinamento funcional” e assim você pode decidir se é “a sua praia”, ainda , outra opção procurar vídeos no YouTube.

Continua após publicidade

Sete exercícios para praticar em casa durante a quarentena  – pratique cada um dos exercícios entre 1 e 2 minutos  

No entanto, vou mostrar uma série simples, de exercícios calistênicos (movimentos cíclicos e repetitivos)  que utilizam membros inferiores e superiores.

Exercício 1

Elevação de joelhos: em pé, eleva o joelho direito em direção ao umbigo e em seguida o outro.

Exercício 2

Flexão de braços no solo: com os joelhos apoiados no solo (numa almofada), braços estendidos na linha dos ombros, realize a flexão do cotovelo.

Exercício 3     

Afundo: em pé, mãos na cintura, pés unidos, leve a perna direita à frente (como se fosse dar um passo “gigante” e retorne. Assim que retornar, faça a perna esquerda e retorne.





Exercício 4  

Flexão de antebraço na cadeira: sente na cadeira, coloque os braços e mãos ao longo do corpo e mãos voltadas para frente. Coloque os dois pés à frente com os joelhos estendidos ou ligeiramente fletidos. Tire o quadril da cadeira e dobre os braços.



Exercício 5 –  

Agachamento: em pé, de costas, encostado na parede, faça a flexão dos joelhos como se estivesse sentado numa cadeira, permanece em pé por 10 segundos, permanece sentado por 10 segundos – o exercício dura de 1 a 2 minutos.



Exercício 6

Dorsais no solo: deitado (de barriga para baixo) coloque as mãos atrás da coluna, eleve os ombros 10” e relaxe.



Exercício 7

Abdominais: deitado de costas, joelhos dobrados, mãos atrás da nuca, realize a elevação dos ombros e retorne a posição inicial.





Atenção!

Esta resposta (texto) não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico psiquiatra e não se caracteriza como sendo um atendimento.